Ciclo

Outubro de 2015 a junho de 2016

Sala 2, CES-Coimbra

Enquadramento

O ciclo de oficinas Gender Workshop constitui, há já cindo anos, um espaço aberto de debate, que procura explorar o potencial epistemológico e normativo das perspetivas feministas na compreensão da vida social. Estas têm vindo a ser abordadas a partir de diferentes contextos sociais, políticos e culturais, privilegiando-se o diálogo entre as mais variadas disciplinas e áreas de investigação.

Em cada sessão, um/a convidado/a apresenta e discute um tema, cruzando-o com a sua própria investigação ou atividade profissional e cívica. Em geral, esta apresentação baseia-se em textos ou outros meios de reflexão disponibilizados previamente. Segue-se um debate com o público.

29 de outubro de 2015, 17h00
"Is there an outside to Nature?" Sobre o "novo materialismo" nos estudos feministas da ciência
João Arriscado Nunes (CES)

26 de novembro de 2015, 17h00
Desconstruindo o amor romântico: Trajetórias biográficas de não-monogamias consensuais LGBT
Beatrice Gusmano (CES)

7 de dezembro de 2015, 17h00
Las políticas de igualdad en las universidades españolas: regulación jurídica y realidad práctica de los estudios de género
Asunción Ventura Franch (Universitat Jaume I de Castelló, Espanha)

17 de dezembro 2015, 17h00
… Y sin descolonización no hay despatriarcalización
Begoña Dorronsoro (CES)

28 de janeiro de 2016, 17h00
Justiça restaurativa e mobilização de direitos pelas mulheres: um diálogo possível na seara jurídico-criminal?
Cristina Oliveira (FEUC/FDUC/CES)

25 de fevereiro de 2016, 17h00
Problematizar o terceiro gênero: quando a transexual nativa e a travestilidade à brasileira chegam à Europa
Fernanda Belizário (CES)

17 de março de 2016, 17h00
Submissão ou emancipação? - «Tensão superficial» feminino-masculino na medicalização e desmedicalização do parto
Mário Santos (CIES-IUL)

28 de abril de 2016, 17h00
La corrección de las mujeres: del reformatorio religioso a la prisión contemporánea. Un estudio de caso.
Natacha Guala (FEUC/FDUC/CES)

19 de maio de 2016, 17h00
Cidades, arquiteturas e mulheres. Das possibilidades
Patrícia Santos Pedrosa (ULHT)

16 de junho de 2016
15h00 | Diferença e hierarquia revisitadas pelo feminismo por Maria Irene Ramalho (CES) [CES-Coimbra, sala 1]
17h00 | Dança Oriental, feminismo(s) e ‘o feminino’ por Vera Mahsati [CES-Coimbra, sala 1]
22h00 | Hoochie Coochie: Blues n’ Rock Bellydance Fusion por Vera Mahsati [Bar Aqui Base Tango]

Organização: Catarina Martins e Teresa Cunha (NHUMEP) e Ana Oliveira (DECIDe).