Seminário Internacional

30 de novembro a 2 de dezembro de 2015

CES-Coimbra e Colégio das Artes da UC

Enquadramento

Organizado em colaboração com a Universidade do Estado de Minas Gerais, a Universidade Federal de Ouro Preto e a Universidade Federal de Minas Gerais, PUC- Minas, Universidade José do Rosário Vellano e UNA, as duas primeiras edições tiveram lugar em Belo Horizonte e em Ouro Preto.

O 3º SITE retoma o enfoque na atividade do/a pesquisador/a e se debruça agora sobre o desafio de um diálogo entre saberes distintos e permeáveis. Distintos porque mantém uma especificidade que impede sua redução a uma epistemologia geral. Entretanto, permeáveis porque contextualizados e abertos, como é condição de todo saber. Sendo assim, uma das dimensões que esse 3º SITE visa são os campos de saberes e a comunicação entre esses campos. Nesse enfoque considera-se a paridade como condição para o diálogo de saberes e se objetiva discutir formas de ultrapassar as hierarquizações e sobreposições nos processos sociais de validação de saberes.

A segunda dimensão que orienta esse 3º SITE refere-se à dinâmica de produção de saberes sem se restringir a um debate de proposições metodológicas. Parte-se do suposto de que há sempre uma relação entre o/a pesquisador/a e o saber produzido, de modo que o objeto da pesquisa não é neutro e se inscreve em um percurso pessoal e social específico. Assim, objetiva-se discutir a atividade do/a pesquisador/a diante das opções, poderes, constrangimentos sociais e subjetivos. Com base nessas atinentes à especificidade e aos processos de saberes o 3º SITE se volta para os problemas relativos aos:
- saberes que não se limitam ao poder disciplinar e suas regras e, mesmo mantendo sua especificidade, exigem interconexão com outros saberes;
- saberes produzidos no cotidiano, no trabalho, na cultura, enfim, em espaços não acadêmicos;
- saberes que não se esgotam nas fronteiras entre a técnica e a abstração, entre fazer e conceber, entre o prescrito e o real;
- saberes que consideram a intuição, o acaso, a invenção e mesmo o fracasso em seu processo de produção;
- saberes que nem sempre são pronunciáveis ou comensuráveis.

Submissão de trabalhos: até 25/10/2015
Resultado de avaliação das propostas: 31/10/2015
Prazo para envio dos resumos e textos definitivos: 15/11/2015

Propostas de resumos e papers deverão deverão ser submetidos através do e-mail | 3site2015@gmail.com