Apresentação de livro

"Angola, o nascimento de uma nação: o cinema da independência" (vol. III) | Coord: Maria do Carmo Piçarra e Jorge António

13 de novembro de 2015, 18h30

Café-Teatro do Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra)

Resumo

Este livro, aborda finalmente aquilo que pode chamar-se um "cinema angolano" após a panorâmica, em dois volumes, relativa à pré-história do que pode eventualmente definir-se como um cinema que se realiza a partir de uma nação, Angola.

Jorge António está ligado ao cinema e audiovisuais. Colaborado com Paulo Branco, Atalanta Filmes, Cunha Telles, Shots, Arca-Filme, Latina-Europa, Fundação Gulbenkian, RTP, Instituto Camões, Rosa Filmes, Cinemate, LxFilmes entre outros portugueses e estrangeiros em mais de quatro dezenas de produções, onde se destaca: Filha da Mãe, Non, ou a Vã Glória de Mandar, Lusitânea Expresso, Pop-Off, Corte de Cabelo, Suspiros de Espanã, Macadam Tribu, Morte no Estádio, The Boy and The Sea, entre outros. Participa em Portugal e no estrangeiro em Encontros, Conferências e Workshops sobre cinema. Colabora com regularidade na edição de livros e revistas: Revista de Cinema, Cinema em Português, Cartazes de Cinema, Cadernos de Cinema, Cinema em Angola, Dicionário da Lusofonia, Cena Lusófona, Boletim IACAM, entre outros.

Apresentação do livro Sérgio Dias Branco
Coordenação Maria do Carmo Piçarra, Jorge António
Edição Editora Guerra & Paz

Organização CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Reitoria da Universidade de Coimbra