Sessão Cinematográfica e Debate

Maputo Fílmica: "Catembe" (1965), "A Cidade Invisível" (2016) e "Aspirações Urbanas" (2016)

6 de abril de 2016, 18h00

Sala de Conferências do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra

Enquadramento

Projeção do ensaio visual “A Cidade Invisível” (25m), da realizadora Joana Ascensão, e estreia da reportagem “Aspirações Urbanas” (21m), realizada com estudantes da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane. Os filmes foram produzidos no quadro do projeto de investigação “Urban Aspirations in Colonial/Postcolonial Mozambique: Governing the Unequal Division of Cities, 1945-2010”.

“A Cidade Invisível” é baseado em trabalho de arquivo sobre “Catembe” (45m), a longa-metragem censurada do realizador português Manuel Faria de Almeida filmada em 1964 e 1965, que será projetada na primeira parte da sessão. O ensaio visual de Joana Ascensão é um trabalho de montagem que reflete sobre o modo como a representação de Lourenço Marques (atual Maputo) foi imaginada pelo aparelho estatal colonial tardio. “Aspirações Urbanas” é uma perspetiva sobre a pluralidade dos modos de vida urbana em Maputo, desafiando a ideia persistente de que a cidade está dividida em duas partes desiguais, e de que o antigo “cimento” corresponde a uma urbanidade normativa que está em falta no resto da área urbana. É composto por uma montagem de uma diversidade de espaços como o porto, o terminal de “chapas” de Benfica, ou a piscina do hotel Polana, permitindo ao espectador especular sobre as relações entre arquiteturas tão díspares. Esta montagem é entrecortada com 6 curtas entrevistas que apresentam um contraponto às imaginações coloniais da cidade, ao enfrentarem as memórias de cidadãs e cidadãos da urbe contemporânea: memórias da divisão colonial e da violência da independência, mas também dos sonhos e esperanças para o futuro urbano.

Esta é a primeira sessão do “Ciclo de Filmes sobre Colonialismos”, organizado pelas/os estudantes do programa de doutoramento em Pós-Colonialismos e Cidadania Global e pelo Núcleo de Estudantes de Sociologia (NES) da Associação Académica de Coimbra. Os filmes estão legendados em inglês. Após a projeção, será realizado um debate.

Comentários: Walter Rossa (DARQ/CES), Maria Paula Meneses (CES), e José Maçãs de Carvalho (Colégio das Artes e DARQ).

Moderação: Tiago Castela (CES) e António Olaio (Colégio das Artes e CES).

Atividade realizada no âmbito do programa de doutoramento em Arte Contemporânea (Colégio das Artes), do programa de doutoramento em Pós-Colonialismos e Cidadania Global, e do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Cultura, e Arquitetura | CCArq. O projecto “Urban Aspirations” foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) do Ministério da Educação e Ciência. As referências atribuídas ao projeto pela FCT foram: EXPL/ATP-EUR/1552/2012 e FCOMP-01-0124-FEDER-027615.