Seminário INTIMATE

LES friendly: visibilidade lésbica no espaço público

Eduarda Ferreira (CICS.NOVA)

14 de dezembro de 2016, 15h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Uma das formas de discriminação social mais comum é a forte pressão da sociedade para confinar e esconder as sexualidades não normativas dentro de espaços privados. Esta invisibilidade traduz-se na quase total ausência de expressões públicas de afetos e no não assumir a orientação sexual com as diversas pessoas com quem se interage diariamente. As mulheres num relacionamento afetivo/sexual com outras mulheres têm falta de espaços de convívio diversificados e em quantidade que lhes proporcionem a socialização que lhes falta nos contextos diários. Este projeto é direcionado para mulheres (cisgénero ou transgénero) que se envolvem em relacionamentos sexuais/emocionais com outras mulheres. Incluímos neste grupo todas as mulheres que gostam de mulheres: lésbicas, bissexuais, …, porque num espaço público as reações de outras pessoas para com duas mulheres assumidamente numa relação afetiva será semelhante qualquer que seja a sua autoidentificação. O que está em causa é a possibilidade de visibilidade de uma relação afetiva/sexual entre duas mulheres.

No projeto ‘Creating landscapes’ investiguei o impacto da participação pública, através de mapas colaborativos online, na promoção da qualidade de vida das lésbicas. O projeto atual ‘LES friendly’ pretende dar continuidade à utilização de mapas colaborativos em ambiente online para a promoção de um espaço público mais friendly para as mulheres num relacionamento afetivo/sexual com outras mulheres. Criar e partilhar camadas digitais de visibilidade lésbica em mapas colaborativos online pode contribuir para aumentar a perceção de segurança, o sentimento de pertença, e a probabilidade de expressões públicas de afeto entre mulheres, criando paisagens de espaços públicos menos discriminatórios e mais inclusivos para lésbicas e mulheres bissexuais.

Leitura recomendada:
Ferreira, Eduarda; Salvador, Regina (2014), "Lesbian collaborative web mapping: Disrupting heteronormativity in Portugal", Gender Place and Culture, 22(7), pp. 954-970. (texto disponível para consulta na Biblioteca CES/ Norte-Sul, no dossier Seminários INTIMATE
 

Nota biográfica

Eduarda Ferreira, Psicóloga, desenvolveu um projeto sobre visibilidade lésbica no espaço público no âmbito do Doutoramento em Geografia Humana, na FCSH, UNL. É investigadora no CICS.NOVA Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da FCSH/NOVA, na equipa de investigação Género e Sexualidade. Ativista LGBT, em que se destaca: membro da Direção da Associação Clube Safo - Associação de defesa dos direitos das lésbicas (2002 – 2008); organização e dinamização do LES - Grupo de discussão sobre questões lésbicas (desde 2008); elemento da equipa editorial da LES Online – Publicação digital sobre questões lésbicas; membro da comissão organizadora da Universidade Feminista. Página pessoal www.eferreira.net.


Seminário realizado no âmbito do projeto “INTIMATE - Citizenship, Care and Choice: The Micropolitics of Intimacy in Southern Europe”, financiado pelo European Research Council (FP/2007-2013) / ERC Grant Agreement [338452]. Mais informação em www.ces.uc.pt/intimate