Seminário

Perceções de Justiça e Instituições: Desconstruindo o Homo Economicus através de uma abordagem interdisciplinar

Oz Iazdi (UNICAMP)

15 de maio de 2018, 16h30

Sala 1, CES | Alta

Resumo

O pressuposto do Homo Economicus serve como ponto de partida para diversas teorias e paradigmas que compõem o mainstream das Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. A partir dele, os indivíduos são entendidos como seres atomizados, perfeitamente racionais e que, a todo instante, se comportam como se estivessem a realizar cálculos de custo e benefício na tentativa de maximizar seu prazer ou bem-estar em todas as contingências de escolha ou tomada de decisão. Contudo, a partir de um esforço interdisciplinar por meio de contributos das ciências cognitivas e de evidências experimentais realizadas em um universo imbuído de instituições, é possível levantar fortes questionamentos sobre a capacidade que esse pressuposto tem de representar o ser humano nas decisões sociais mais intricadas.

Particularmente, as pessoas se preocupam e formam percepções sobre o que é justo ou não em determinados contextos. Fatores como as preferências sociais, expectativas e emoções contribuem para a formação dessas percepções, de modo a influenciar – e serem influenciados – pelas normas e convenções de justiça vigentes em determinada sociedade. Portanto, o objetivo dessa exposição é mostrar o quão distante a concepção do Homo Economicus está de uma representação mais realista do ser humano quando assumimos que este passa a levar em consideração questões de justiça no seu comportamento, o que põe sob suspeita a validade descritiva e normativa de algumas teorias que se sustentam sobre esse pressuposto.


Nota biográfica

Oz Iazdi é economista formado pela PUC-Campinas, Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e, atualmente, realiza seu Doutoramento em Economia pela Unicamp, estando temporariamente como doutorando Visitante no CES - UC.