Seminário

Carla Giovana Cabral (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

13 de novembro de 2018, 14h30

Sala 1, CES | Alta

Enquadramento

Os museus de ciência universitários constituem-se como espaços privilegiados para um ensino das ciências e tecnologias em diálogo com a academia. Ao possibilitarem uma contextualização social e histórica do conhecimento, nomeadamente através de uma Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), estes museus proporcionam a alunos/as e professores/as uma nova perspectiva sobre os tópicos abordados em contexto escolar e abrem novos debates e questionamentos. No entanto, a discussão sobre aspectos sociais e culturais da produção e socialização do conhecimento na perspectiva das relações CTS têm sido pouco exploradas. Falta ainda um entendimento sobre se essa perspectiva está presente no entendimento e na prática dos professores e mediadores de museus.

Neste seminário apresenta-se uma breve contextualização do papel dos museus de ciência na democratização do conhecimento e como lugares de envolvimento e participação pública nas questões de enfoque CTS e dá-se a conhecer um projecto de pós-doutoramento a realizar no ano lectivo 2018-2019 entre o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Museu Câmara Cascuda da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O projecto tem como objecto de estudo as acções didácticas de professores e mediadores em museus universitários e como objectivo geral discutir as relações CTS, os níveis de alfabetização científica e tecnológica e modelos de educação presentes nas acções didácticas em museus universitários, como contribuição às reflexões sobre aspectos sociais e culturais da produção e socialização do conhecimento, no contexto da articulação museu e escola.

Programa

14h30: Boas-vindas e breve contextualização do papel dos museus de ciência na democratização do conhecimento (Rita Campos, CES)
14h45: Apresentação do projecto “Educação e Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade em Museus Universitários: um estudo comparativo” (Carla Giovana Cabral, UFRN)
15h30: Debate

Notas biográficas

Carla Giovana Cabral é docente da Área Ciência, Tecnologia e Sociedade, na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil. Na Universidade de Coimbra, está vinculada à Unidade de Investigação Química-Física Molecular da FCT.

Rita Campos é investigadora do CES-UC, onde desenvolve trabalho em Comunicação de Ciência e Educação Não-formal de Ciência, e colabora com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra desde 2010.