Oficina INTIMATE

LGBTfobia e suicídio entre jovens LGBTQ: ferramentas para análise e intervenção

Yasmin Cassetari da Silva (Unesp/FAPESP/CNPq)

4 de dezembro de 2018, 15h00

Sala 2, CES | Alta

Apresentação

O alarmante índice de participação da população LGBTQ no processo suicida, compreendido pelas ideações, tentativas e o ato do suicídio, revela uma incidência quatro vezes maior do que entre pessoas cisgênero e heterossexuais. (TEIXEIRA-FILHO & RONDINI, 2012; CARDOSO, 2016). Tais números demonstram como a dinâmica social pode afetar a percepção de si mesmo por parte dos sujeitos LGBTQ em sociedade, dificultando a fala e o próprio reconhecimento enquanto seres humanos.

O contexto desta apresentação tange temáticas referentes à constituição subjetiva, cultural e política frente às diversas formas de exclusão e violências motivadas pela LGBTQfobia. Buscando-se identificar o arcabouço formativo desta fobia, apresentar-se-á uma abordagem teórica sobre as estruturas machistas e heterossexistas existentes no espaço familiar, escolar e relacional e que posteriormente passam por um processo de interiorização pelos indivíduos.

Desenvolvimento:

1. Breve introdução da temática
2. Apresentação do curta “Love is all you need?” 19:12 min.
3. Apresentação da fala em três tópicos:

3.1 A construção do fenômeno LGBTQfóbico
Nesta etapa se desenvolverá uma análise acerca das configurações estruturais que fundamentam a discursividade LGBTQfóbica perpetrada socialmente. Isto, evidenciando tais aspectos frente à dinâmica familiar, escolar e relacional.

3.2 O enredo suicida na população LGBTQ
Serão apresentadas estatísticas que evidenciam a associação entre a ocorrência de ideações, tentativas e suicídios entre sujeitos LGBTQ e as formas de LGBTQfobia social e internalizada.

3.3 Possíveis estratégias de enfrentamento
Nesta etapa se buscará possíveis táticas de enfrentamento diante da problemática suicida na população LGBTQ, ressaltando a importância de medidas eficazes e seguridade política nas esferas de saúde e educação voltadas as pessoas LGBTQ.

Público-alvo: Investigadoras/es em Estudos de Género e Sexualidades, docentes, estudantes e demais profissionais com interesse na temática

Nota biográfica

Yasmin Cassetari da Silva
 é graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assis. Mestranda em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, na qual é investigadora financiada pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Possui atuação no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq) pelo grupo PsiCUqueer - Coletivos, Psicologias e Culturas Queer da UNESP/ASSIS, também participa do grupo "Deleuze/Guattari e Foucault, elos e ressonâncias" da UNESP/ASSIS. Realizou estágio de pesquisa no exterior, também financiado pela FAPESP, junto ao Laboratório Internacional Nietzschiano, este situado no Instituto de Filosofia da Nova (IFILNOVA,UNL-FCSH) em Lisboa. Trabalha atualmente em realizações de oficinas e palestras de campanhas preventivas ao suicídio em escolas, presídios e eventos universitários sobre a temática.

Organização: Projeto INTIMATE e Projeto CILIA LGBTQI+