Oficina

Ética e Reflexividade na Investigação – pesquisar com e sobre mulheres

13 de fevereiro de 2019, 09h30

Sala 1, CES | Alta

Apresentação

Esta oficina pretende trazer para discussão as dificuldades, dilemas e questões éticas que surgem no decorrer da investigação e trabalho de campo. O enfoque estará centrado nas experiências das/os investigadoras/es no projeto BLEND e noutras investigações que requerem particular reflexividade. O processo de tentar compreender melhor o leque da participação feminina nas guerras de libertação nas antigas colónias portuguesas, dentro e fora do campo de batalha, as ligações amorosas que se desenrolaram em contextos de violência colonial e as vivências das mulheres (e os/as filhos/as que resultaram dessas relações) apresenta dificuldades pelo seu carácter pessoal e sensível e por implicar uma continuidade dessas violências, que poderá ter consequências imprevistas nas vidas das mulheres e homens entrevistadas/os.
Será dada particular atenção a análises que reflitam sobre o papel da/o investigador/a e a sua relação de poder com as potenciais participantes na pesquisa, a justiça epistémica, os impactos na vida das participantes e seus familiares, entre outros dilemas éticos e questionamentos.

Participantes: Camilo de Sousa, Iolanda Vasile, Isabel Noronha, Maria Paula Meneses, Marisa Ramos Gonçalves, Natércia Coimbra, Sofia Palma Rodrigues.