Seminário ECOSOL-CES

A Economia Solidária e o papel no contexto da Extensão Universitária: o caso CIEPS - Centro de Incubação de Empreendimentos Populares e Solidários da Universidade

Maria Raquel Caixeta Gandolfi

Peterson Elizandro Gandolfi

18 de janeiro de 2019, 17h00

Sala 2, CES | Alta

Apresentação

Neste seminário, apresentamos e debatemos a proposta do CIEPS – Centro de Incubação de Economia Popular Solidária da Universidade Federal de Uberlândia como forma de promover a Economia Popular e Solidária, inclusive nos projetos de geração de trabalho e renda dentro dos princípios da Economia Solidária. O objetivo passa também por apresentar um breve histórico de 15 anos do movimento de economia solidária no contexto da extensão universitária na UFU, metodologia de trabalho utilizadas e apresentação de casos nas temáticas: catadores/recicladores, mulheres artesãs, agricultura familiar e camponesa, quilombolas, dentre outros.

Notas biográficas

Maria Raquel Caixeta Gandolfi possui doutoramento em Economia pela UFU (2016). É professora Adjunta da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é investigadora visitante do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. No Campus Patos de Minas, é coordenadora adjunta do CIEPS/Pathos. Tem experiência na área de Economia do Trabalho e Economia Solidária com pesquisa nos temas de trabalho, emprego, qualidade do emprego e economia solidária.

Peterson Elizandro Gandolfi possui doutoramento em Administração pela FGV (2013). É professor do programa de Pós Graduação em Gestão Organizacional, Mestrado Profissional da Faculdade de Gestão e Negócios e investigador visitante do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. No Campus Patos de Minas, é coordenador do CIEPS/Pathos.
Tem experiência em extensão universitária e economia solidária, gestão em saúde, gestão do terceiro setor e processos de análise de dados para tomada de decisão.

Atividade no âmbito do ECOSOL-CES