Sessão cinematográfica

«Didi Contractor - casando a terra com a arquitetura» de Steffi Giaracuni

23 de maio de 2019, 18h30

Casa da Esquina (Coimbra)

Comentários: José António Bandeirinha (CES/DARQ-UC)

Sinopse: Nas últimas duas décadas, Didi Contractor tem implementado, com paixão, as suas visões arquitectónicas no noroeste da Índia, no Vale do Kangra, nas colinas dos Himalaias, combinando as tradições rurais com os materiais modernos. Este documentário poético (2017; 81 min) apresenta as suas criações: casas construídas de barro, bambu, ardósia e pedra de rio, em homenagem ao seu ambiente natural. Aos 86 anos de idade, a arquiteta Didi Contractor persegue a sua visão, trabalhando dia e noite, sonhando com os seus projectos e projectando os seus sonhos. Ela esboça e projecta com uma precisão exacta, edifícios económica e ecologicamente sustentáveis, iluminados e bem ventilados. Encontramos pessoas que vivem nas visões realizadas por Didi Contractor e que partilham o seu entusiasmo para levar adiante as suas ideias fascinantes. Alunos de todo o mundo aprendem práticas tradicionais de construção e descobrem como a arquitetura se pode tornar parte do ecossistema. “O paisagismo é realmente a chave para casar a terra com a arquitectura. Há uma ligação mais profunda que deveria fortalecer a nossa própria ligação”, segundo a própria Didi Contractor.
 

ParaDocma, de PARADigma, de DOCumentário e de DOgMA, é uma iniciativa que reúne vários grupos e organizações locais, um Ciclo de Cinema  que pretende dinamizar a cidade de Coimbra com o objectivo de promover o “estudo da casa”, neste caso, de criar diálogo sobre temas ecológicos prementes em diversos espaços da cidade de Coimbra. É um evento itinerante porque pretende divulgar os espaços associativos e os espaços públicos da cidade junto da população e, assim, conhecer os recursos materiais e imateriais locais existentes.

Esta é a sétima sessão da segunda edição do ParaDocma uma iniciativa organizada conjuntamente entre a Casa da Esquina, a associação Coimbra em Transição (CeT), o Cine Eco Seia e a Oficina de Ecologia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais da UC, em colaboração com outras organizações locais. Temos o privilégio de ter o Cine Eco Seia, principal festival de cinema sobre ambiente em Portugal, como parceiro e de ter direitos sobre exibição livres de filmes premiados em Coimbra. Nesta edição, as sessões serão principalmente na Casa da Esquina e entre Janeiro a Junho de 2019 haverá pelo menos uma sessão noutro local e ao ar livre.