Colóquio Internacional

Risco, Vulnerabilidade e Território

7 e 8 de outubro de 2010

Auditório da Reitoria, Universidade de Coimbra

Tradução simultânea (Português/Inglês - Inglês/Português)

Apresentação

Os indicadores mais recentes revelam uma redução do grau de aceitabilidade social, económica e legal relacionada com as incertezas e perdas associadas a processos e modelos, atribuindo uma importância crescente às respostas proactivas e preventivas, bem como a acções planeadas que suportem os objectivos estratégicos e tácticos dos indivíduos, comunidades e organizações.

Colóquio Internacional– Risco, Vulnerabilidade e Território propõe uma abordagem multifacetada da análise da vulnerabilidade social e do risco associado a perigos naturais e tecnológicos. Uma perspectiva multidisciplinar contribuirá para apreender as experiências dos indivíduos e das comunidades afectadas por desastres e as estratégias de enfrentamento que desencadeiam, assim como a sua capacidade de recuperação e resiliência no contexto das relações sociais e políticas em que se situam.

Neste Colóquio Internacional, prestigiados investigadores nacionais e internacionais irão produzir uma profunda reflexão acerca da participação cívica e institucional no que diz respeito à prevenção e planeamento, à criação de atitudes e políticas proactivas capazes de fomentar a resiliência em caso de desastres naturais e tecnológicos. Serão apresentados os resultados finais do projecto Risco, Vulnerabilidade Social e Estratégias de Planeamento: uma Abordagem Integrada, em que são definidos indicadores de vulnerabilidade social em Portugal, a nível nacional e a sua validação à escala regional. Esta apresentação também permitirá uma discussão da definição e construção de indicadores de vulnerabilidade social e a forma de aumentar o reconhecimento individual e colectivo de potenciais perigos que conduza à concepção de novas ferramentas e modelos de avaliação e gestão de risco, bem como ao desenvolvimento de novas competências para as instituições de emergência e socorro.

Complementarmente, o workshop Políticas, Instituições e Estratégias – O Poder do Risco, visa produzir conhecimento inovador acerca do ordenamento do território e políticas de protecção civil, bem como o desenvolvimento de instrumentos legais que possam contribuir para uma melhor definição das estratégias relativas à prevenção e mitigação dos riscos já identificados.

Presenças confirmadas de: David Alexander (CESPRO - University of Florence); Greg Bankoff (University of Hull, UK); Susan Cutter (University of South Carolina).