Seminário

As Margens do Feminino: Nas Tuas Mãos de Inês Pedrosa e a construção retórica do feminino durante o Estado Novo

Deolinda Adão (Universidade da California, Berkeley)

22 de julho de 2010, 15h00

sala de seminários(6º piso) do IENA, FLUC

Apresentação

Pretende-se efectuar uma abordagem do romance Nas Tuas Mãos de Inês Pedrosa, particularmente das personagens femininas do mesmo, em relação ou, talvez melhor, oposição à construção retórica do feminino levada a cabo durante o Estado Novo, particularmente através dos discursos e declarações do Primeiro Ministro Português durante esse período. O argumento central deste trabalho é apontar para o facto de que as personagens femininas de Inês Pedrosa, no romance Nas Tuas Mãos, são personagens marginais, embora projectem a aparência de estarem inseridas nas suas respectivas sociedades. Pretende-se demonstrar como esta marginalidade resulta da tensão entre os mitos portugueses de feminilidade, tanto literários como culturais, e a sua apropriação e reconstrução pelo Estado Novo, de modo a formular uma identidade feminina dentro da estrutura da retórica nacionalista do regime. Em Nas Tuas Mãos, esta tensão vai para além da construção das personagens, pois infiltra o fluxo da narrativa, assim como o desenvolvimento do enredo.

Nota Biográfica

Deolinda Adão é Executive Director do Portuguese Studies Program da Universidade da California, em Berkeley, nos EUA, onde também ensina cursos de Língua, Literatura e Cultura no Spanish and Portuguese Department. A sua investigação mais recente tem-se centrado na literatura portuguesa contemporânea, estudos feministas e a problemática da(s) identidade(s).

Projecto “Novas Poéticas de Resistência: o século XXI em Portugal”

NECC

FCT