Oficina

Oficina de Mandalas Huichol: Ciência, sabedoria e práticas cotidianas para o Bem Estar

Kelma Matos (Universidade Federal do Ceará)

15, 16 e 17 de abril de 2019 | 17h00

Sala 1, CES | Alta

Apresentação

Esta Oficina tem como objetivo promover ação em Cultura de Paz no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – Portugal e o desenvolvimento de pedagogias colaborativas. A prática da construção de mandalas favorece ambientes de convivência respeitosos, de pessoas que cuidam e acolhem seus pares, comunidade em geral e o bem-estar do planeta.  Além disso são pedagogias transformadoras e colaborativas que podem ser multiplicadas em diferentes espaços educativos, em especial nas escolas básicas e secundárias.

A palavra mandala significa em sânscrito, círculo, ou ainda: manda = essência e la= conteúdo, entendendo-se como “o que contém essência” ou “o círculo da essência” (GRENN, 2005, p.7).

São três sessões de oficina de construção de Mandalas Huichol facilitadas pela pós-doutoranda Kelma Matos que incluem algumas reflexões teóricas e pedagógicas. É solicitado a quem queira participar trazer novelos de lãs de várias cores e palitos de madeira (de espetadas).

Nota biográfica da formadora

Kelma Socorro Lopes de Matos: Possui graduação  em Serviço Social  pela  Universidade Estadual do Ceará (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará e é Investigadora visitante em estágio pós-doutoral no CES-UC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cultura de Paz, Valores Humanos e Educação e Espiritualidade, Juventudes, Escola, Educação Ambiental.