Comunicação e Democracia: questões sobre Regulação da Mídia no Brasil

Heloisa Machado (Universidade Federal Fluminense)

25 de fevereiro de 2019, 14h30

Sala 1, CES | Alta

Resumo

Este seminário tem como objetivo apresentar um panorama das principais questões do campo público e democrático da comunicação social no Brasil, destacando os seguintes aspectos: a luta pelo Marco Regulatório da Comunicação Brasileira, a Confecom (Conferência Nacional de Comunicação), a Rede do Campo Público e os Movimentos Sociais, o desmonte da TV Pública, as Concessões do Espectro Eletromagnético, a Mídia Comercial e as Telenovelas, além de apresentar uma perspectiva comparativa da Regulação da Mídia no Brasil com outros países. Após a palestra será apresentado um vídeo realizado pelos alunos da disciplina TV PÚBLICA, do IACS/UFF. A seguir, será proposto um debate com os participantes.

Heloisa Machado
é Professora Associada IV do Departamento de Cinema e Vídeo, do Instituto de Arte e Comunicação Social/IACS, da Universidade Federal Fluminense. Doutora por Paris III e pela UFRJ, com Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa. Atua nas seguintes áreas: Audiovisual, Encenação, Teledramaturgia, Vídeo-arte dramatúrgica, Políticas da Comunicação. Coordena o Laboratório de Democratização da Comunicação e o Projeto de Investigação: A TV Pública/Digital e a Produção de Conteúdos Ficcionais como Fator de Transformação Sócio-Cultural.