Visita Histórica

Roteiros do 25 de Abril em Coimbra

Pierre Marie (CES)

4 de maio de 2019, 10h00 -13h00

Rua Antero de Quental (Monumento ao 25 de Abril - Coimbra)

Enquadramento

Esta visita histórica pretende apresentar os acontecimentos do processo revolucionário em Coimbra através de uma descoberta da cidade a pé. Com o recurso a documentos de arquivos e fotografias da época, este percurso permitirá a exploração da cidade a partir dos locais e acontecimentos mais marcantes do processo revolucionário, do 25 de Abril de 1974 até ao 25 de Novembro de 1975. Serão abordadas as manifestações e os comícios políticos, as eleições e as ocupações de prédios, as tensões, mas também, as conquistas que marcaram todo o período revolucionário. Os “Roteiros do 25 de Abril em Coimbra” visam questionar a Coimbra que se vivia em 1974 e as mudanças na vida dos conimbricenses que a Revolução dos Cravos permitiu.

[Atividade sujeita a inscrição, que deverá ser efetuada enviando email para pierremarie@ces.uc.pt  ]

Nota biográfica

Pierre Marie é investigador em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra no âmbito do projecto "25AprilPTLab - Laboratório interativo da transição democrática portuguesa". É doutorado em História Contemporânea da Universidade de Coimbra e da Universidade de Caen - Normandie (França).

Atividatividade no âmbito do projeto “25AprilPTLab – Laboratório Interativo da Transição Democrática Portuguesa”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2018-2021) através de fundos nacionais (ref.ª PTDC/COM-CSS/29423/2017).