A utilização de discursos bíblicos na construção de uma cultura de submissão

Isabel Felix (CES)

29 de abril de 2019, 14h30

Sala 2, CES | Alta

Resumo

Nos últimos anos é perceptível a instrumentalização de discursos literalistas-fundamentalistas de textos bíblicos tanto nos espaços internos das Igrejas como nos espaços públicos da realidade sócio-política brasileira. Diante desta realidade esta pesquisa buscou analisar a partir de  uma hermenêutica feminista a autoridade da Bíblia para a criação de uma cultura de submissão e dominação no Cristianismo das Origens e nos dias de hoje. A principal indagação gira em torno do caráter performativo retórico de textos bíblicos e como este mecanismo opera nos discursos e estratégias pedagógicas no Ministério de Louvor Diante do Trono (MDP) da Igreja Batista de Lagoinha.

Apresentação final da pesquisa de pós-doutoramento de Isabel Felix realizada no contexto do Policredos.

Palavras-chaves: Fundamentalismo; Hermenêutica Feminista; Submissão

Nota biográfica

Isabel Felix - Pedagoga. Mestrado e Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo - Brasil. Professora na área de Educação no curso de Pedagogia da UNIESP, na Cidade de Caieiras no Estado de São Paulo - Brasil. Trabalha de modo especial com as disciplinas Gênero e Sexualidade na Educação, Educação e Diversidade Cultural. Como professora de Teologia trabalhou com as disciplinas dos Estudos Bíblicos e outros textos sagrados assim como Teologia e Ciência. Como professora visitante no Programa de Pós-Graduação da Universidade Metodista de São Paulo (Maio 2016) trabalhou com a disciplina Teologias Feministas: diálogos contextuais e pós-coloniais na teologia e na Ciências da Religião. Na Educação Popular coordenou um Projeto de Alfabetização de Adultos na Prefeitura de Franco da Rocha, São Paulo. Atualmente é investigadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde integra o Núcleo de Estudo sobre Democracia Cidadania e Direito e desenvolve um projeto de pesquisa intitulado: "Sede submissos uns aos outros no temor de Cristo" - Uma análise retórico-crítica dos códigos domésticos de Colossenses e Efésios e de suas interpretações pentecostais contemporânea." Com financiamento da CAPES. Interessada, especialmente em Metodologia e Hermenêutica, Religião e Direitos Humanos e na relação entre Estudos Culturais, Estudos Feministas e uma hermenêutica antropológica de textos sagrados e outros textos.