Apresentação de livro

«Paul Bowles em Portugal» de Hermínia Sol

24 de abril de 2019, 18h30

Livraria Ler Devagar (Lisboa) > Apresentação por Daniel Blaufuks (fotógrafo e cineasta)

A apresentação do livro estará a cargo de Daniel Blaufuks (fotógrafo e cineasta).

Sinopse
O presente livro visa colmatar a ausência total de trabalho no que diz respeito à análise de textos jornalísticos e epistolares produzidos por Paul Bowles, visto estes serem vitais para perceber o género de relações que o autor cultivou em Portugal, durante o período em que cá residiu em 1958. De igual modo, procura ainda desvendar a opinião que Bowles, durante a sua estadia, formou de Portugal, do seu estatuto semiperiférico e oprimido, e que divulgou na imprensa internacional, desvendando também alguns dos contactos que estabeleceu com artistas portugueses e os resultados artísticos que daí advieram. Se o contacto com a comunidade artística portuguesa foi, inicial e primordialmente, no campo da música, a troca de impressões artísticas e o resultado das mesmas acabou por se estender a outras áreas, tal como o evidenciam alguns trabalhos de Daniel Blaufuks e que são igualmente explorados.

Nota biográfica da autora
Hermínia Sol é Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Tomar, onde leciona Inglês e Português como Língua Estrangeira, assim como Unidades Curriculares relacionadas com Literaturas em Português e com Cultura Portuguesa. É também investigadora no Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (ceaul). É doutorada em Literatura Americana pela Universidade de Coimbra, mestre em Estudos sobre as Mulheres pela Universidade de Limerick, pós-graduada em Estudos Americanos pela Universidade Aberta e licenciada em Estudos Portugueses e Ingleses pela Universidade de Coimbra. Atualmente, o seu trabalho de investigação tem-se centrado no diálogo entre o cinema e a literatura, na literatura de viagens, na contística, no humor e na história recente dos Estados Unidos, sobretudo em tópicos ligados à Guerra Fria.