Seminário

A agroecologia como processo educativo e organizativo para uma sociedade sustentável e solidária

Ascísio dos Reis Pereira (Universidade Federal de Santa Maria)

2 de outubro de 2019, 17h00

Sala 2, CES | Alta

Comentários: Eber Quiñonez (ECOSOL)

Resumo

Este seminário analisa uma experiência educativa agroecológica na Universidade Federal de Santa Maria (Brasil). Esta experiência implica a construção de ações de extensão no campo da produção, desenvolvimento e comercialização dos produtos da agricultura orgânica, biodinâmica e agroecológica. Articulado com os diversos saberes presentes nos variados centros de ensino da instituição, esta iniciativa se apresenta como uma proposta multidisciplinar. Neste sentido, traz as participações de pesquisadoras e pesquisadores de várias áreas do conhecimento.

Dados os limites da ciência particularizada e das ações que focam apenas um ponto do tripé ensino/pesquisa/extensão, esta iniciativa se caracteriza por articular os três pontos do tripé. Envolve a graduação e a pós-graduação e não vê a extensão como a ideia de levar o conhecimento científico à sociedade. Faz o caminho inverso, propondo iniciar pela extensão o processo de formação dos acadêmicos da instituição junto aos grupos de produção de alimentos que trabalham dentro do projeto. Assim entende-se que ao deparar-se com a realidade concreta do mundo do trabalho e mundo da vida, os estudantes em formação de graduação poderão vivenciar a realidade da produção de alimentos orgânicos e localizar na realidade problemas e virtudes deste processo.

Nota biográfica

Ascísio dos Reis Pereira
é licenciado em Filosofia pela Puc-Campinas, Mestre em Ética pela mesma Universidade e Doutor em Educação, na área de História e Filosofia da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Atua junto ao departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação profissional e tecnológica, mestrado acadêmico. Desenvolve, entre Março de 2019 e Março de 2020, estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com o projeto intitulado: “Fundamentos, perspectivas e métodos das iniciativas de Educação universitária a partir da extensão, ou como os problemas de pesquisa podem se originar na extensão.”