Palestra e Sessão de Leituras

Nas Cozinhas do Mundo - biblioteca de proximidade em cidade pós-industrial; Leituras em Diversidade.

13 de fevereiro de 2020, 18h00-20h00

Sala da Biblioteca dos Estudos Geográficos, Biblioteca de Geografia, Turismo e Jornalismo, da FLUC (Colégio de S. Jerónimo, Coimbra)

Resumo

Em Santa Coloma de Gramenet, a biblioteca do bairro de El Fondo centra-se na sua cozinha. Na cidade catalã que foi operária, com persistentes movimentos sociais e associações contraculturais, aloja-se agora uma população imigrante numerosa, trabalha-se no comércio e serviços, estuda-se em polos universitários. Residentes, utentes de várias línguas e alfabetos, de origem social, culturas e nacionalidades diversas, promovem as Cozinhas do Mundo, confiando na culinária como linguagem não verbal, na aprendizagem de saberes-fazer e na convivialidade associada à comida tradicional. Apresentar-se-á um estudo de caso sobre essa biblioteca, onde as leituras se baseiam no digital, no papel e em práticas de sociabilidade, orientadas prioritariamente para as desigualdades sociais e o combate à xenofobia e ao racismo.

A iniciativa parte da  Rede de Investigação Bibliotecas, Políticas públicas e Leitura pública e da Biblioteca NorteSul e conta com o apoio do PNL2027 e da área da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para "a promoção da leitura, da escrita e das múltiplas literacias, nomeadamente a científica e a digital".

Programa 
1. Palestra «Nas Cozinhas do Mundo – biblioteca de proximidade em cidade pós-industrial» ( Paula Sequeiros, CES)
2. Leituras em diversidade (Várias e Vários)
Apresentação e debate.