Oficina

Que estratégias para a justiça alimentar em Portugal? Debate a caminho da Cimeira da ONU sobre Sistemas Alimentares

14 de outubro de 2020, 15h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Enquadramento

A pandemia da COVID-19 expôs muitos dos problemas dos sistemas alimentares no mundo e em Portugal. O fecho de fronteiras no país salientou os riscos da alta dependência das importações de alimentos; a concentração das cadeias de distribuição e comercialização expôs a vulnerabilidade de quem trabalha no setor e também para o consumo; o modelo de agricultura industrial e capitalista revelou a precariedade e falta de direitos do trabalho assalariado agrícola; e o aumento dos preços dos alimentos para o consumo em plena crise mostrou a falácia de "alimentos baratos" para a população. Embora o setor do consumo tenha demonstrado uma preferência crescente por alimentos de proximidade, as restrições aos mercados locais acentuaram as dificuldades da pequena agricultura familiar e restringiram o acesso a alimentos frescos e de qualidade a muitas pessoas. Ao mesmo tempo, a pobreza e insegurança alimentar aumentaram, sobretudo nos grandes centros urbanos.

A caminho da Cimeira da ONU em 2021 sobre sistemas alimentares, este webinar reúne organizações da agricultura familiar e camponesa, das mulheres rurais e das e dos imigrantes com o objetivo de debater as seguintes questões:

1. Como se manifestam as desigualdades e iniquidades no sistema agrícola e alimentar em Portugal? Quais os fatores estruturais que estão na sua origem e as mantêm?

2Como combater estas desigualdades e iniquidades e que estratégias locais, nacionais e internacionais são necessárias para construir modelos agrícolas e sistemas alimentares socialmente mais justos e ambientalmente mais sustentáveis?

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias


Oradores/as convidados/as

• Alfredo Campos, dirigente da CNA - Confederação Nacional de Agricultura
• Laura Tarrafa, MARP – Associação das Mulheres Agricultoras e Rurais Portuguesas
• Alberto Matos, dirigente da SOLIM – Associação Solidariedade Imigrante e ativista na região do Alentejo


Comentário

• Cerca Miguel, representante do GPP – Gabinete de Políticas Públicas


AGENDA

• Introdução e apresentação do projeto JUSTFOOD - Sérgio Pedro, equipa do projeto
• Apresentação dos principais resultados do projeto JUSTFOOD em Portugal - Rita Calvário, investigadora do projeto responsável pelo caso de estudo português
• Comunicações – Alfredo Campos, CNA; Laura Tarrafa, MARP; Alberto Matos, SOLIM
• Comentário – Cerca Miguel, representante do GPP
• Discussão moderada, com perguntas do público e respostas do painel
• Encerramento

 

Sobre o projeto JUSTFOOD:

O projeto JUSTFOOD - das Redes Alternativas Alimentares à Justiça Ambiental é coordenado por Irina Velicu, é financiado pela FCT – ref.ª POCI-01-0145-FEDER-029355 e tem a duração de 36 meses. O projeto investiga as dimensões da (in)justiça alimentar na Europa, inquirindo sobre quais os desafios da construção de sistemas alimentares mais justos e sustentáveis e como estão os movimentos camponeses e as redes alternativas alimentares (RAA) a promover a justiça alimentar. O projeto desenvolve casos de estudo na Roménia e em Portugal, dois países periféricos da Europa. A série de workshops participativos tem como objetivo discutir criticamente os resultados da pesquisa e as recomendações de políticas com as principais partes interessadas nos dois países.


Organização: Projeto JUSTFOOD, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra