Seminário

Religião, religiões, espiritualidades: à procura de discursos alternativos

Teresa Toldy (CES/UFP)

20 de outubro de 2020, 11h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Resumo

O seminário pretende equacionar equívocos relacionados com tentações epistemológicas de reproduzir discursos acerca do tema da religião e da espiritualidade configurados a partir do Norte Global, nomeadamente, considerando a universalidade de categorias do Norte aplicando-as ao Sul ou ao Sul Global. Procurar-se-á ensaiar possibilidades epistemológicas de discursos e práticas sobre o tema a partir do Sul.

Nota biográfica

Teresa Toldy, investigadora do CES, é doutorada em Teologia (área da Teologia Feminista) pela Philosophisch-Theologische Hochschule Sankt Georgen (Frankfurt/Alemanha), sendo atualmente Professora Associada com Agregação em Estudos Sociais na Universidade Fernando Pessoa (Porto), dedicando-se à pesquisa em torno a temas como  Religião; Estudos feministas e cidadanias, temas que encontram reflexo em várias publicações. Publicou recentemente, com Julia Garraio (2020), Gender Ideology: A Discourse That Threatens Gender Equalityin W. Leal Filho et al. (org.), Gender Equality. Encyclopedia of the UN Sustainable Development Goals. Springer International Publishing, 1-11.

No âmbito do programa de Doutoramento em Pós-colonialismos e Cidadania Global e do POLICREDOS, grupo de trabalho sobre Religião no Espaço Público

__________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
ID: 821 1283 3273

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.