Apresentação de livro

«Aqui Não Temos Wi-Fi. Conversas sobre Literatura Oral» | Orgs: Maria da Conceição Ruivo e Graça Capinha

9 de dezembro de 2020, 18h00 (GMT)

Evento em formato digital

Apresentação do livro a cargo de Maria Antónia Espadinha, professora Emérita da Universidade de Macau, onde dirigiu o Departamento de Português. Esteve também ligada à fundação do Mestrado em Estudos Lusófonos de Literatura e da Universidade de S. José, em Macau, onde foi Vice-Reitora.

Sinopse

Este livro trata de Literatura de Tradição Oral nas suas diversas expressões: contos, fábulas, poesia, cantos, anedotas e outros tipos ou modos de contar cuja origem remonta a tempos em que a fala era a forma dominante de comunicar. Uma literatura onde hoje ecoam múltiplas vozes, já que foi sendo recriada em contextos diversos de tempos, lugares e instrumentos.

São aqui abordados tópicos já mencionados, são aqui abordados temas como a recolha, a investigação e a catalogação de contos e de poesia de tradição oral, a análise de contos temáticos da nossa tradição e a sua comparação com contos afins de outras origens, as reflexões sobre a abordagem dos temas que sempre foram essenciais na vida da humanidade, naquilo que se convenciona chamar arte maior e arte menor. E, porque a literatura oral se exprime através das palavras contadas e declamadas, mas também das palavras cantadas, também aqui se conversa sobre o cante alentejano. A relevância da comunicação oral e digital no que concerne à literatura oral é pois outro dos temas
tratados.

Ao contrário do que se possa supor, o conteúdo da obra não veicula qualquer antagonismo entre as formas de comunicação oral e digital, já que uma gestão sábia dos diferentes recursos, a todos títulos desejável no mundo atual, pode fazer com que se não se excluam, mas com que antes se reforcem mutuamente. Nestes tempos de pandemia, temos visto como isso se revelou não só como algo importante, mas até fundamental. O título pretende assim, e tão-somente, vincar que há lugar para ambas as formas: se existe o tempo de olhar para o écran, existe também o tempo de olharmos uns para os outros e praticarmos o importante exercício da escuta. Por isso, este livro trata de “conversas”

________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
ID da reunião: 848 2791 4107

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.