I Ciclo de Conferências sobre "Patrimónios de Influência Portuguesa"

Patrimónios de Influência Portuguesa

18 a 31 de janeiro de 2011

Universidade de Coimbra

Resumo

O ciclo de conferências “Patrimónios de Influência Portuguesa” é organizado pelo programa de doutoramento homónimo do Instituto de Investigação Interdisciplinar  e do Centro de Estudos Sociais da Universidadde de Coimbra.

 

O programa de doutoramento, conforme poderá ser visto com mais detalhe na sua apresentação institucional — http://www.ces.uc.pt/doutoramentos/patrimonios/ — procura instalar-se e desenvolver-se como uma plataforma de reflexão plural e abrangente sobre a fenomenologia e a ética dos estudos sobre as heranças culturais materiais e imateriais, concretas e difusas, produzidas pela presença portuguesa no mundo, seja pelos processos expansionistas e coloniais de identificação mais imediata, seja pelo aventureirismo individual ou de pequenos grupos institucionalmente autónomos. Trata-se de matérias que, por razões de vária ordem, têm gerado polémicas que, em benefício do diálogo, cooperação e solidariedade sãs e leais entre os povos, deverão ser dirimidas e esclarecidas com o recurso aos métodos científicos de construção do conhecimento, o que a investigação em patrimónios (que constitui o cerne dos objectivos e acção deste programa doutoral) persegue.

 

O ciclo de conferências — que designamos de "1º" porque queremos que se repita com alguma regularidade e muita diversidade — será um exercício público de discussão dessa temática segundo essa perspectiva, recorrendo a um conjunto de especialistas e temas de fundo, bem como a algumas oportunidades. Como exemplos note-se tudo quanto decorre da candidatura da Universidade de Coimbra à inscrição na Lista do Património Mundial da UNESCO, a criação da Rede WHPO (World Heritage of Portuguese Origin) e a recente publicação, pela Fundação Calouste Gulbenkian, da obra em três volumes Património de Origem Portuguesa no Mundo: arquitectura e urbanismo dirigida por José Mattoso. Por exemplo e num acto pouco comum, apenas um mês após o lançamento dos seus últimos volumes, esta obra será publica e superiormente discutida. 

 

Cartaz

 

Programa

18 de Janeiro, 15h, Auditório da Reitoria da UC

Abertura pelo Magnifico Reitor da Universidade de Coimbra, com a presença do Dr. Emilio Rui VIlar, da Fundacão Gulbenkian, e do Dr. Pedro Hespanha, Presidente do Conselho Científico do CES.

 
Apresentação da obra "Património de Influência Portuguesa no Mundo: arquitectura e urbanismo", editada pela Fundação Calouste Gulbenkian, sob direcção de José Mattoso.


Discussão crítica a cargo de Joaquim Romero Magalhães, António Manuel Hespanha; comentários finais de José Mattoso. 
 

 

24 de Janeiro, 16h, Auditório do Museu da Ciência

Thomas DaCosta Kaufmann (University of Princeton)
 

"Reflections on World Art History, theoretical and practical"
 

 

31 de Janeiro, 16h, Biblioteca Joanina

Eduardo Lourenço: "Labirinto de Heranças"

 

Leitura recomendada

 

Nota: Entrada Livre