Seminário #9 | «Conversas Desconfinadas II»

A quem pertence o Património?

Sidh Losa Mendiratta (CES)

18 de novembro de 2021, 16h00 (GMT)

Evento em formato digital

Comentários: Giuseppina Raggi | Moderação: Patrícia Silva

Apresentação

No campo dos Estudos do Património, as temáticas do Património Contestado (Contested Heritage) são cada vez mais relevantes, problematizando as questões que surgem quando diferentes agentes ou comunidades – religiosas, étnicas, ou nacionais – tentam apropriar, hegemonizar, manipular ou excluir elementos ou camadas de sítios patrimoniais, frequentemente com o objectivo de assertar uma visão política dominante em detrimento de outra comunidade, esfacelando assim leituras e vivências plurais e diversificadas desse mesmo património. Na Ásia do Sul, as questões do Património Contestado estão particularmente relacionadas com os movimentos anticoloniais, e com a ascensão de retóricas nacionalistas, geralmente alavancadas em movimentos religiosos conservadores.

Este contexto é essencial para abordar o património de influência portuguesa na Índia, sobretudo numa óptica que procurar equilibrar a promoção, valorização e conservação desse património com as aspirações de diferentes comunidades ou grupos económicos e políticos. Sobretudo na última década, grupos minoritários têm enfrentado políticas de hegemonia cultural casa vez mais assertivas por parte da maioria Hinduísta (Hindutva), políticas essas que têm forte impacto no património de influência portuguesa, tradicionalmente associado às minorias Católicas indianas que lhe estão mais próximas, tanto física- como culturalmente.

Enquadrada pelos projectos  “(Re)Framing Identity: management of constested cultural heritage in South and Southeast Asia” (CEEC-IND/02566/2017) e “PORTofCALL. African-Asian-European Encounters: Cultural Heritage and Ports of Call in the Indian Ocean during the Early Modern Period” (PTDC/ART-DAQ/4357/2021), esta comunicação irá refletir sobre o presente e o futuro do património de influência portuguesa nas regiões de Bombaim e Goa.

______________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
ID da reunião: 816 6753 3145 | Senha de acesso: 294783

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

Ciclo de Seminários Online

Conversas Desconfinadas II