Seminário

Bancos Comunitários, moedas locais e regionais como instrumentos de desenvolvimento local

Yves Cabannes (University College London)

31 de janeiro de 2011, 14h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Resumo

Frente à crise monetária mundial e às mudanças estruturais do sistema financeiro internacional que teve efeitos dramáticos sobre as economias locais e sobre as condiçõesde vida dos mais necessitados, surgem experiências concretas e debates sobre a necessidade de criar moedas locais e regionais. A intenção é sempre a mesma: dinamizar as economias locais,em benefício dos produtores directose dos mais necessitados.

Depois de um breve resumo das mudanças estruturais do sistema financeiro internacional, ocursoapresenta, um panorama mundial das evoluções recentes e das experiencias mais significativas de moedas regionais e locais. Não obstante, a criação de moedas locais não ser de forma alguma um tema recente, têm sido efectuadas diversas experiências, em várias partes do mundo, por exemplo durante a República Espanhola (1937 em particular), ou no município de Wörgl na Áustria dos anos 30, ou mais recentemente na Argentina, após a crise de 2001.

Num segundo momento, a experiência do Banco Palmas no Conjunto Palmeira, Fortaleza, Brasil, será apresentada e analisada criticamente, a partir dos seus vários aspectos: moeda local, microcréditos,empresas de economia social e solidária, clubes de trocas, cartão de crédito (Palma Card) local. Um balanço do impacto sobre o desenvolvimento económico e social do Conjunto Palmeira, dez anos depois do lançamento do BancoPalmas abrirá o momento do debate.

O argumento central da apresentação é que a criação de moedas regionais e locais, emitidas por comunidades, ou por municípios está em expansão, e vai se expandir tremendamente nos próximos anos. Representam uma alternativa central para um desenvolvimento local justo e solidário.

 

Bibliografia de trabalho

Henk van Arkel Paulo Peixoto de Albuquerque Camilo Ramada Heloisa Primavera (org.), Onde está o dinheiro? Pistas para a construção do movimento Monetário Mosaico, Dacasa Editora, 183 pp, 2002, http://redlases.files.wordpress.com/2008/02/pt2002_livroonde_esta_o_-dinheiro_hp.pdf

La Jornada(en internet), Impulsan con el túmin la moneda comunitária en Espinal, Vera Cruz, IPS, publicado 30/12/2010. 2pp.

Joaquim Melo, Banco Palmas...um caminho, Boletim Responsabilidade Social e Ambiental do sistema Financeiro, Ano 3, nº 29, Abril de 2008, Banco Central do Brasil.

Fulana e fulano de tal, Santo de casa também faz milagre, foto novela do Banco Palmas, sd, 12 pp.

 

Leituras adicionais recomendadas 

- Bernard Lietaer et Margrit Kennedy, Monnaies régionales, de nouvelles voies vers une prospérité durable, Editions Charles-Léopold Mayer, 256 pages, 2008,  (français)

Joaquim Melo, avec Elodie Bécu et Carlos de Freitas, Viva Favela ! Quand les démunis prennent leur destin en main, Editions Michel Lafon, 2009, 284 pp (français)

Joaquim Melo e Sandra Magalhães, Banco Palmas ponto a ponto Bairros pobres, ricas soluções, Ed. Associação Conjunto Palmeiras, Fortaleza,115p, 2003.

José Maria Santacreu Soler, La crisis monetaria española de 1937, Universidad de Alicante, 268 pp, 1986 (Español)

Claire Cousin, Les frappés de  la monnaie locale, Le Monde magazine, 4 Décembre 2010, 4 pp (Français) 

 

Nota biográfica

Yves Cabannes é actualmente Professor e membro da direcção da Development Planning Unit, na University College London. Entre 2004 e 2006 lecciona a cadeira de Planeamento Urbano na Harvard University Graduate School of Design. Professor visitante em diversas Universidades Europeias e Sul Americanas.

De 1997 a 2003 foi Coordenador Regional do Programa de Gestão Urbana para a América Latina e Caraíbas da UN Habitat/PNUD. Anteriormente a assumir o cargo trabalhou durante dez anos no Nordeste do Brasil com várias ONG, Organizações Sociais de Base e Governos Locais em projectos de habitação de baixo custo, actividades de geração de rendimentos e de melhoria das condições habitacionais em comunidades pobres.

É Coordenador de numerosos programas de Investigação e Investigação & Desenvolvimento em parceria com instituições asiáticas, sul americanas, africanas e árabes sobre temas relacionados com governação municipal e urbana: planeamento e orçamento participativos, redução da pobreza à escala municipal e práticas inovadoras de inclusão social, revitalização dos centros urbanos, micro-finanças de base comunitária, agricultura urbana, habitação de baixo custo e tecnologias adequadas ao desenvolvimento local.

É membro activo da Sociedade Civil na área do desenvolvimento: presidiu ao UN Advisory Group on Forced Evictions (2004 -2010); é consultor senior e membro de diversas iniciativas e redes como a International Alliance of Inhabitants, a International RUAF Foundation, e Resource Centres for Urban Agriculture and Food Security.

É especialista em Desenvolvimento e Planeamento Urbano, tendo completado estudos na ESSEC, Paris, e École des Ponts ParisTech,e o Doutoramento na Sorbonne.

 

email: y.cabannes@ucl.ac.uk 

 

Anexos:

Anexo 1 , anexo 2 , anexo 3 , anexo 4 .

 

Organização: Programa de Doutoramento "Democracia no Século XXI"