A Segurança Alimentar na Pandemia e no pós-pandemia: Perspetivas no horizonte

Iyá Vera Soares

Juliano Sá

Renato Maluf

18 de outubro de 2021, 14h30-17h30 (GMT+1)

Evento em formato digital

Apresentação

A situação pandêmica agravou sobremaneira a fome e a insegurança alimentar em inúmeras nações. Mesmo  em países ditos desenvolvidos são comuns as fileiras de pessoas em busca de “auxílios” alimentares, o que denota  a necessidade de avanço e efetividade na garantia da alimentação  e nutrição adequadas enquanto um Direito Humano. O período pós-pandemia anuncia-se como igualmente preocupante neste aspecto. Ademais, impõe-se um olhar imediato para as questões que envolvem a produção de alimentos compatível com a nutrição e a sustentabilidade planetária. Neste contexto, o debate sobre os rumos a serem adotados, com a urgência que a temática requer, torna-se imperioso. Quais as possibilidades para trilharmos o caminho da esperança consciente, que salvaguardará o hoje sem perder de vista a justiça intergeracional?

Link para aceder ao evento http://bit.ly/youtubeAlianca

Expositores:

Iyá Vera Soares, Militante histórica do movimento negro e da luta pela sobrevivência dos povos tradicionais.Coordenadora executiva do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana do Rio Grande do Sul (RS), Conselheira Executiva do CONSEA-RS.

Renato Maluf, Economista, Professor titular do Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade e membro permanente do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-CPDA/UFRRJ, ex-Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional -Brasil

Juliano Sá, Presidente do CONSEA-RS e integrante do Comitê Gaúcho de emergência no Combate à Fome.

Moderadora: Míriam Balestro (CES)

Organização: CES-UC, FIAN-Brasil, FIAN-Internacional, Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável (Brasil) e European Research Institute-EURICONV