Programa de Rádio

Há Vida(s) nesta Cidade #8 com Adriana Bebiano e Catarina Martins

30 de outubro de 2021, 14h00 (GMT)

Rádio Universidade de Coimbra

Apresentação

Isabel Simões, Inês Nascimento Rodrigues, Júlia Garraio e Vasco Martins conversam com  Adriana Bebiano e Catarina Martins, investigadoras do Centro de Estudos Sociais e docentes na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sobre feminismos.

Oitavo programa de uma parceria da Rádio Universidade de Coimbra com o Centro de Estudos Sociais (CES), no âmbito da investigação desenvolvida pelo Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz – NHUMEP. A colaboração vai continuar no programa “Há Vida(s) Nesta Cidade!” e terá lugar no último sábado de cada mês, a partir das 14 horas.

O programa pode ouvir-se em directo em https://www.ruc.pt

Sexto programa de uma parceria entre a Rádio Universidade de Coimbra e o Centro de Estudos Sociais (CES), no âmbito da investigação desenvolvida pelo NHUMEP - Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz. Esta colaboração efetiva-se no programa Há Vida(s) Nesta Cidade!, de Isabel Simões, e terá lugar no último sábado de cada mês, a partir das 14h00.

Nota biográficas

Adriana Bebiano | Professora Auxiliar dom Agregação do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e investigadora do Centro de Estudos Sociais, a cujo Conselho Científico atualmente preside. É doutorada em Literatura Inglesa pela Universidade de Coimbra, com a dissertação "Biografias romanceadas: a História contada como delírio" (2003). Foi também na U.C. que obteve os graus de Licenciatura e de Mestrado. Foi membro do Conselho Directivo da Faculdade de Letras (1994-1996) e da Direcção do CES (2000-2002) e é membro eleito do Conselho Científico da FLUC desde 2007. Entre as suas actuais áreas de interesse destacam-se os Estudos Feministas, Estudos Irlandeses e Literatura Comparada. Presentemente lecciona nas Licenciaturas em Línguas Modernas e em Estudos Artísticos, no Mestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas, no Doutoramento em Doutoramento em Línguas Modernas: Culturas, Literaturas, Tradução. Lecciona ainda no doutoramento em Estudos Feministas (FLUC / CES), programa do qual é diretora.

Catarina Martins | Professora Associada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Sociais. Foi leitora, durante vários anos, na Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar. É Doutorada em Literatura Alemã pela Universidade de Coimbra (2008). Tem publicado sobre temas de estudos feministas e pós-coloniais, literatura comparada, literatura de expressão alemã e literaturas africanas, em particular de mulheres. De entre as suas actuais áreas de investigação destacam-se os estudos pós-coloniais e os estudos feministas, associados a temas e problemáticas das literaturas e culturas. É docente em programas de Doutoramento em Estudos Feministas, Estudos Pós-Coloniais e Estudos de Literatura e Cultura.

Programa de Rádio

Há Vida(s) nesta Cidade