CONVERSA + DEBATE | SHARP TALKS

(En)cargos e estatutos: ser cuidadora informal na primeira pessoa

Diana Soares Meireles

Rita Joana Pinheiro Maia

16 de fevereiro de 2022, 15h00 (GMT)

Evento em formato digital

Notas biográficas

Diana Soares Meireles

Diana Soares Meireles nasceu no Porto há 43 anos. Trabalhou durante 18 anos como gestora comercial na maior rede de livrarias de Portugal. Conheceu, em 2011, o seu marido Nuno Meireles – que tem Paralisia Cerebral – enquanto trabalhava no ramo livreiro. Em 2017 casou com o Nuno de quem se tornou a sua Cuidadora Informal. Entre 2016 e 2017 trabalhou num Lar de Idosos, como ajudante familiar. É mãe do Gabriel de 12 anos e da Leonor Miguel, de seis.

Rita Joana Pinheiro Maia
A cantora e compositora Rita Joana Pinheiro Maia é conimbricense, Os seus gostos para além da música, atravessam o universo da filosofia e do cinema. Com 16/17 anos teve de cuidar da sua família e assumir-se como o seu pilar. Em 2016 torna-se cuidadora informal do seu pai, deficiente de guerra, e do irmão sete anos mais novo. Esteve sempre atenta e acompanhou a luta dos Deficientes das Forças Armadas. Mais tarde, tornou-se Cuidadora Informal da sua mãe. Recentemente bateu-se pelo Estatuto do Cuidador Informal apresentando-se na linha da frente, em debates políticos e outras intervenções públicas. Recentemente, apresentou um projeto independente de reportagem documental a respeito de variadas temáticas sociais e de carácter comunitário com o fito de reunir visões prestativas e informações claras e urgentes.
 

_________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://us02web.zoom.us/j/88649687739 | ID: 886 4968 7739

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.