Conversa

da família consanguínea

Ana Rita Brás

Pedro Raul Cardoso

Tiago Pereira

13 de janeiro de 2022, 18h00

Teatrão - Oficina Municipal do Teatro (Coimbra)

Moderação: Sílvia Portugal (FEUC/CES)


Apresentação

No contexto da próxima criação do Teatrão (estreia a 9 de dezembro), a partir da obra «da familia», de Valério Romão, o Teatrão organiza, em colaboração com o CES, um ciclo de conversas sobre diferentes aspetos do universo familiar contemporâneo.

da família é um conjunto de doze contos escritos por Valério Romão. Com dramaturgia criada por ele, a partir de cinco dessas histórias, o Teatrão levá-las-á a cena a partir de dezembro. Os cinco episódios familiares têm uma estrutura fabulista, mítica e fantástica, embora paradoxalmente cotidiana. Os episódios não estão propriamente localizados nesta ou naquela época, não fazem parte do passado embora também ali estejam, nem são contemporâneos, embora reconhecíveis no dia a dia. Sem terem qualquer pretensão ensaística, ou formal, o tratamento melodramático, no melhor sentido da palavra, tem uma estrutura épica que, de forma inadvertida ou propositadamente, sabe-se lá, desassossega o receptor.


Notas biográficas

Ana Rita Brás
Licenciada e mestre em Sociologia pela FEUC. Concluiu em Setembro de 2019 o mestrado com a defesa da dissertação "'Quando ele morreu...': O Papel das Redes Relacionais da Viuvez Feminina". Até Dezembro de 2019, integrou a equipa do Centre for Welfare Studies da Social Sciencies Faculty da Universidade de Ljubljana no âmbito dos projectos CO.S.M.I.C - Community Support for Migrant Informal Careers (Erasmus+) e ME-WE - Psychosocial Support for Promoting Mental health and wellbeing among adolescent young carers in Europe (European Union's Horizon 2020). Até julho de 2020, foi Investigadora Júnior do CES no âmbito do projecto IMAS II - Improving Assistance in Inclusive Educational Settings. Os seus atuais interesses de investigação centram-se nos estudos de Redes de Relações Sociais, Família e Cuidado, Políticas Sociais e Mulheres. Atualmente, desenvolve o projeto de doutoramento 'Morte do cônjuge e redes relacionais: um estudo sobre a viuvez feminina', financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo Fundo Social Europeu (2020.05032.BD), no âmbito do Doutoramento em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com acolhimento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Pedro Raul Cardoso - República de Séniores
Pedro Raul Cardoso é o diretor do Centro Social Paroquial de S. Jorge de Arroios, em Lisboa. O Centro Social é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos erecta canonicamente, que goza de personalidade jurídica no foro canónico e civil e é pertença da fábrica da Igreja Paroquial de São Jorge de Arroios”. Coordena várias respostas sociais para idosos: centros de dia e noite, repúblicas de séniores, apoio domiciliário e linha de ajuda entre outras.

Tiago Pereira
Tiago Pereira nasceu em Almoçageme, em 1972.  É um realizador, curador, argumentista e montador português, conhecido pelos seus documentários  sobre as tradições musicais e populares portuguesas e pela criação do arquivo “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”.


Ciclo de Conversas

da família