Conferência sobre Geologia, Minas e Sociedade

GeoMinas-SO

22 a 24 de maio de 2023

Centro de Conferências Joaquim Chissano, Maputo (Moçambique)

Apresentação

O projeto Sustainable Sustainability And Wise Use Of Geological Resources (SUGERE Erasmus+) faz parte das linhas de financiamento do programa Erasmus+ da União Europeia, uma iniciativa que reuniu um consórcio composto por 9 Instituições de Ensino Superior de diferentes países, nomeadamente o Instituto Superior de Ciência e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM/Moçambique), a Universidade Eduardo Mondlane (UEM/Moçambique); Universidade Agostinho Neto, Instituto Superior Politécnico de Tundavala (UAN/Angola), Universidade de Cabo Verde, Universidade de Santiago (UCV/Cabo Verde); Universidade de Salamanca (EUA/Espanha); Universidade de Turim (UT/Itália) e Universidade de Coimbra (UC/Portugal) com o objetivo de reforçar a capacidade institucional na área da Geologia e Minas em termos de equipamento e materiais de laboratório, desenvolvimento curricular e formação a curto prazo do pessoal docente.

O projeto SUGERE Erasmus+ definiu 11 atividades prioritárias, com destaque para a visibilidade e divulgação da temática do projeto, a desenvolver com maior ênfase nos países signatários do consórcio, mas também com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). É neste contexto que se enquadra a Conferência de Maputo que, entre outros objetivos, pretende ser um espaço de divulgação das atividades em curso, de intercâmbio de experiências técnico-científicas entre os vários intervenientes e de promoção e angariação de fundos para outras iniciativas semelhantes que possam acrescentar valor ao projeto SUGERE Erasmus+.

É neste contexto de divulgação e da necessidade de partilhar conhecimentos nesta área que surge a conferência GeoMinas-SO, que terá lugar em Maputo, Moçambique.

geominas-so@googlegroups.com

Os objetivos da GeoMinas SO são:
- Divulgar trabalhos científicos na educação geológica, mineira, de hidrocarbonetos e biocientífica.
- Promover o intercâmbio científico nas áreas da geologia e das minas entre geocientistas.
- Promover as geociências na/e para a sociedade.
- Criar oportunidades para estabelecer contactos, parcerias e interação entre geocientistas, sociedade, e outras partes interessadas.
- Divulgar o projeto SUGERE.

Comité Organizador
Luís Magaia (UEM/Moçambique) - Presidente
António Batel Anjo (ISCTEM/Moçambique) - Vice-Presidente
Nelson Rodrigues (UC/Portugal)
José Mondlane (ISCTEM/Moçambique)
Sónia Silva Victória (UCV/Cabo Verde)
João Mugabe (ISCTEM/Moçambique)
Carlos Ribeiro (UAN/Angola)
Marcelino Moiana (ISCTEM/Moçambique)
Sandra Sitoe (UEM/Moçambique)
Natália Camba (INP/ISCTEM/Moçambique)

Comité Científico
Nelson Rodrigues (UC/Portugal) - Presidente Honorário
Giovanna Antonella Dino (UT/Turim) - Presidente
António Lobo de Pina (UCV/Cabo Verde) - Vice-Presidente
Hugo Pinto (CES, UC/Portugal
Lopo Vasconcelos (UEM/Moçambique)
Lola Pereira (E.U.A./Espanha
Daúd Jamal (UEM/Moçambique)
António Olímpio Gonçalves (UAN/Angola)
Cláudio Dimande (ISCTEM/Moçambique)
Fernando Rocha (UA/Portugal)

Secretariado
Isabel Timba
Ernestina Novela
Saquina Molgy
Ferdinalda Nuvunga
Stella Mahumana

Programa Científico
O programa científico irá cobrir os seguintes tópicos:
- Recursos Geológicos (Recursos Minerais e Recursos Hídricos);
- Hidrocarbonetos/Recursos Energéticos.
- Alterações Climáticas e Riscos Naturais.
- GeoEducação e GeoEthics/Geologia, Ambiente, Saúde e Sociedade.

A língua oficial da GeoMinas-SO será o português e o inglês.

Sessão Plenária:
- Minas Artesanais - Salvador Mondlane Jr.

Regras de preparação de resumos
Os autores são convidados a submeter resumos das suas apresentações orais e posters, onde os objetivos, métodos, resultados, e conclusões devem ser claramente definidos. Os resumos serão compilados num livro de resumos que será disponibilizado aos participantes no momento da inscrição.

A preparação dos resumos deverá cumprir as seguintes regras:
- Não deve exceder 4 páginas, incluindo figuras, tabelas, gráficos e bibliografia.
- Os resumos devem ser escritos em MS Word (formato *.doc ou *.docx).
- Margens: superior e inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 1,5 cm.
- Tipo de letra: Times New Roman 12.
- Título: Em maiúsculas e negrito.
- Autor(es): Apelido, Iniciais; Instituição, Correio Eletrónico de Correspondência. Omitir títulos e qualificações. Sublinhar o nome do autor que faz a apresentação.
- Bibliografia ao estilo APA.

Nova data limite para envio de abstracts e inscrição: 12 de maio de 2023 [Informação sobre a Call for papers]

Quota de inscrição
- Estudante: Grátis
- Orador/Investigador moçambicano: 500MT
- Docente/Investigador SUGERE Universidades: 100 Euros / 7.000MT
- Outros: 150 Euros / 10.500MT
A inscrição dá direito ao livro de resumos e ao intervalo para o café em ambos os dias da conferência.

INSCRIÇÃO > AQUI