Oficina | Grupo Inter-Temático de Migrações (ITM-CES)

Incertezas biográficas e agência: o impacto da origem, do gênero e da raça no curso de vida de jovens descendentes de imigrantes

Susi Resende (Unimib)

28 de outubro de 2022, 15h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Comentadora: Gaia Giuliani | Moderador: Cristiano Gianolla

Apresentação

Dentro dos estudos das ciências sociais o impacto da origem tem se mostrado enquanto um importante elemento para se pensar nas chances de vida de muitos jovens. A partir de uma abordagem do curso de vida neste seminário mostro como origem, raça e gênero moldam a experiências de jovens descendentes de imigrantes na Itália em suas trajetórias no trabalho, na educação e na moradia. O que se pode perceber é que as experiências de discriminação ao longo da vida a nível institucional e a nível individual criam situações de incerteza, exclusão e desigualdade. Mais do que repetir os estudos que mostram diferentes experiências de discriminação de jovens descendentes de imigrantes, este seminário também mostra as estratégias que estes jovens utilizam para lidar com as situações de incerteza e precariedade. As práticas de resistência a partir da agência destes jovens interferem no plano individual e também no plano social.

Nota biográfica

Susi Anny Veloso Resende |  Estudante de doutoramento em “Analysis of Social and Economic Processes” na Università degli Studi di Milano-Bicocca - Itália. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2013), Mestrado em Sociologia e Antropologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), LL.M./M.Sc. em Comparative Law, Economics and Finance (IUC- Torino). Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, racismo, relações raciais, questões de gênero, interseccionalidade, pesquisa qualitativa, entrevistas narrativas. Atualmente participa do Projeto de Pesquisa “ITA.LI - Italian Lives, l'indagine sui corsi di vita in Italia - Ipsos” pesquisando o curso de vida de jovens com origem imigrante e que moram na Itália.

___________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis. https://us02web.zoom.us/j/81825968932 | ID: 818 2596 8932 | Senha: 705636

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

Ciclo de Seminários | Grupo Inter-Temático de Migrações (ITM-CES)

Migration(s) and Global Crises