OFICINA | GENDER WORKSHOP SERIES XIII

15 de dezembro de 2022, 17h00

Sala 2, CES | Alta

Apresentação

Na edição de 2022-2023, o Gender Workshop propõe prosseguir as  “Entrevistas Feministas” com pessoas de diferentes áreas de intervenção e de trabalho no domínio da igualdade de género e da dignidade e bem-viver das mulheres em Portugal e em Espanha. As conversas permitirão cartografar trabalho relevante realizado no nosso país e no país vizinho não somente na academia, nas ciências, mas também no ativismo, nas artes, no cuidado, no trabalho, no sindicalismo, etc. O formato de entrevista com público, em presença, permitirá um diálogo inicial entre entrevistadora / entrevistada e a abertura a debate. A seleção de entrevistadas e de entrevistadoras terá como objetivo uma cartografia de feminismos diversos, em particular no exercício quotidiano e concreto de projetos distantes dos grandes centros. Na presente sessão a convidada é Vera Silva, entrevistada por Bruna Zeni (Doutoranda FLUC/CES).

Notas biográficas

Vera Silva | Nasceu e vive em Coimbra. Em 2001 entrou na República das Marias do Loureiro onde cresceu e aprendeu as bases do feminismo comunitário e libertário, através da vivência e organização comunitária, horizontal e anti-autoritária, entre mulheres e pessoas LGBT, e da forte intervenção política e cultural que as Marias sempre tiveram na academia e na cidade. Desde então que se dedica às lutas feministas em diversos âmbitos e coletivos/organizações entre as quais: UMAR Coimbra (2012-2016); Marcha Mundial de Mulheres; Coletivo Editorial Lua Negra (2017-2019); e o Coletivo Vozes de Dentro.
No seu percurso académico tem lutado por uma prática militante desde a antropologia feminista e os feminismos anti-carcerários, estando atualmente a terminar o doutoramento em Antropologia que se dedicou ao estudo das configurações de género nos regimes carcerários em prisões femininas, desde os anos 50 até à atualidade, no contexto português. Para esta investigação desenvolveu uma etnografia feminista em ação, resultado da colaboração com diversas pessoas e organizações, dentro e fora da prisão.
Tem uma grande paixão pelo teatro e performance, e pela rádio. É bailarina amadora de Butoh e tem experiência em trabalho técnico e criativo de iluminação para artes performativas fruto da sua passagem pelo TEUC. Na RUC foi técnica de radiodifusão durante três anos..

Bruna Schlindwein Zeni | Mulher, migrante, latino-americana e realista esperançosa, nasceu em Ijuí, viveu muitos anos em São Paulo e outros tantos em Bologna, na Itália. De lá, em tempos pandêmicos, fundou a Editora Blimunda, um laboratório de edição feminista e sustentável, que vem sendo administrado desde Coimbra, cidade em que vive atualmente para a realização do seu doutoramento em Estudos Feministas. Mestre em direitos sociais e políticas públicas, foi editora de periódicos científicos da Thomson Reuters, professora universitária e educadora social. Antes disso, dedicou-se ao teatro e a dança, paixões que carrega consigo, junto da crença inabalável no poder das redes e dos afetos.