Seminário | Masculinidades em debate

11 de julho de 2023, 15h00

Sala 1, CES | Alta

Apresentação

Este evento Masculinidades em Debate abrirá discussões sobre os centros normativos como referentes da humanidade (masculinidade, branquitude, cis-heterossexualidade, burguesia...). As intervenções tomarão caminhos diferentes para abordarem uma discussão sobre o sujeito (branco) do cis-heteropatriarcado. Apresentaremos uma reflexão sobre o “não ser” em Fanon, a dessubjetivação da pessoa negra em Mbembe, e as implicações dessa cartografia subjetiva desumanizante diante de algumas “análises interseccionais” para pensar, por exemplo, a figura estadunidense da Karen. Conversaremos sobre as relações de raça, gênero e sexualidade em representações midiáticas, no racismo cotidiano e nas políticas públicas. No caso das políticas públicas, analisaremos a partir de entrevistas e análise documental em Portugal como que a educação para cidadania (sexual) tem uma dimensão racista e questionaremos como o racismo tem uma pedagogia sexual.

Notas biográficas

Gustavo Borges Mariano | Doutorando no programa Human Rights in Contemporary Societies, voluntário como educador na associação de jovens LGBTI rede ex aequo. Mestre em Filosofia do Direito e bacharel em Direito.

Júlio César Sanches | Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-Pós/UFRJ). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF) e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É editor associado da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Investigador Júnior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), atuando do âmbito do projeto POLITCS - A Política do Antirracismo na Europa e na América Latina, coordenado pela investigadora Silvia Rodríguez Maeso.