Colóquio Internacional

Economia Solidária: Uma Semente de Futuro

3 e 4 de novembro de 2011

Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Empreendimentos sociais e solidários intervenientes no painel de dia 4 de Novembro

A Acção para a Justiça e Paz – AJPaz – é uma associação que tem por objectivo construir uma Cultura de Paz, baseada no Respeito pelos Direitos de todas as Pessoas, na Democracia Paritária, Inclusiva e Participativa, na Justiça Cognitiva e Social e num Ambiente Saudável capaz de dar e preservar a Vida. Tem por finalidades: promover o diálogo entre feminismo, paz e desmilitarização, reforçar as acções de luta contra a pobreza e contra a violência e desenvolver laços contra-hegemónicos entre o local e o global. A AJPaz desenvolve projectos que buscam conjugar a dimensão da Economia Solidária com outras perspectivas emancipatórias, tais como a educação para a cidadania, a igualdade de género e o respeito à diversidade.

O AgriCabaz é uma rede de pessoas cúmplices no apoio ao desenvolvimento das pequenas produções locais, sediada em Coimbra. Estas pessoas são agricultores, artesãos, microempresários, empreendedores sociais e consumidores.
O AgriCabaz tem por objectivos vender às pessoas produtos de qualidade que facilitem a elaboração de refeições saudáveis, contribuir para o escoamento das pequenas produções, promovendo as economias locais e ainda participar no movimento da economia solidária, reforçando os compromissos com o social, o ambiente, a cultura e a justiça.

A Incubadora Social da Faculdade de Economia (ISFEUC) é uma iniciativa académica inovadora que promove acções de interacção entre a comunidade e o espaço académico, disponibilizando o conhecimento, o ensino e a pesquisa no fortalecimento das organizações sociais de Coimbra. Enquadra-se na temática mais vasta de articulação entre a academia e a comunidade, procurando estabelecer e fortalecer redes de relações entre diversos actores sociais, favorecendo trocas de conhecimentos e competências entre a Universidade e as Instituições do Terceiro Sector.

Coisas do Vizinho é um Projecto que tem como objectivos criar uma Comunidade de troca de bens em 2ª mão e de bens e serviços produzidos localmente e convidar todos os vizinhos que compram e vendem nessa Comunidade a ser um grupo de pessoas conscientes do poder que ela pode ter. O Projecto busca contribuir para a redução das emissões de carbono, quer através da ideia de Reutilização que a loja de 2ª mão representa de facto, quer através do suporte ao Projecto Horta do Vizinho, que promove a produção e consumo de produtos agrícolas locais/regionais e tendencialmente biológicos, com consequências na redução dos consumos de energia.