Dimensões da violência rural no Brasil contemporâneo

Adalmir Leonídio (CES)

26 de outubro de 2011, 14h30

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Este seminário visa apresentar os principais resultados de pesquisa recentemente concluída e que se constituiu na tese de Livre Docência do autor. Ela tinha por propósito central analisar as raízes históricas da violência rural no Brasil, focada em uma região de alto potencial conflitivo do interior de São Paulo, o Pontal do Paranapanema, entre 1990 e 2008. Durou cerca de quatro anos e reuniu tanto dados empíricos diretos, através de entrevistas realizadas e observação participativa, quanto dados documentais auxiliares, como processos judiciais, notícias de jornais, entre outros. Entre os resultados mais importantes, destaca-se uma cultura política bastante permeável e tolerante em relação ao uso da violência como mecanismo de mitigação de conflitos, sempre que seu alvo direto são os trabalhadores rurais mais pobres, em geral sem terras; cultura essa paradoxalmente alicerçada na histórica cordialidade do povo brasileiro.

Nota biográfica

Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Livre Docente em História do Brasil pela Universidade de São Paulo.
Professor Associado e pesquisador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ecologia Aplicada, onde tem conduzido suas pesquisas e orientações

Nota: Seminário no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitectura (CCArq)