Political and Religious Challenges Facing European Muslims

5 de janeiro de 2012, 19h00

Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 2), Lisboa

Enquadramento

Tariq Ramadan possui um Mestrado em Filosofia e Literatura Francesa e um Doutoramento em Estudos Árabes e Islâmicos pela Universidade de Genève. Recebeu formação pessoal em Estudos Clássicos Islâmicos de Professores da Universidade Al-Azhar, no Cairo.

É Professor de Estudos Islâmicos Contemporâneos na Universidade de Oxford (Oriental Institute, St. Antony’s College) e na Faculdade de Teologia de Oxford. Simultaneamente desempenha funções de Professor Visitante no Qatar (Faculdade de Estudos Islâmicos) e em Marrocos (Mundiapolis), bem como de Senior Research Fellow na Universidade de Doshisha (Kyoto, Japão).

Os seus escritos e conferências têm contribuído substancialmente para o debate em torno de temas islâmicos contemporâneos, do revivalismo Islâmico no mundo e ainda dos Muçulmanos na Europa. Tariq Ramadan tem uma intervenção não só académica, mas também social, realizando conferências sobre teologia, lei e jurisprudência Islâmicas, ética aplicada, filosofia justiça social, economia, política e diálogo entre confissões, no seio das comunidades.

Atualmente é Presidente da European Muslim Network (EMN), um “European think tank” sedeado em Bruxelas.

A propósito desta conferência foi entrevistado pelo Semanário EXPRESSO [clicar para LER]

Os comentários serão efetuados por José Manuel Pureza (CES/FEUC) estando a moderação a cargo de Teresa Toldy (CES/U. Fernando Pessoa/Porto).

NOTA: A conferência de Tariq Ramadan será proferida em inglês (sem tradução)