Lançamento de livro

'Economia e Interdisciplinaridade(s)' | Org. de Celia Lessa Kerstenetzky e Vítor Neves

12 de outubro de 2012, 18h00

Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra

A apresentação será efetuada por António Simões Lopes, professor catedrático jubilado do ISEG-Instituto Superior de Economia e Gestão, e contará com a presença dos organizadores da obra Celia Lessa Kerstenetzky e Vítor Neves.

Coleção CES/Almedina | Série Conhecimento e Instituições

Resumo
Em que medida os esforços de construção de uma Economia mais sólida e relevante num mundo turbulento como o nosso trazem para primeiro plano a questão da interdisciplinaridade? Poderá a reflexão sobre a interdisciplinaridade fazer avançar a agenda da Economia? De que modo(s)? Que lições poderemos retirar da história do pensamento económico, nomeadamente revisitando autores como Celso Furtado, Gunnar Myrdal ou Alfred Marshall, reexaminando conceitos como o de custos sociais ou temas como a natureza do Estado e o seu papel na economia ou as origens morais e políticas da Economia?

Nota biográfica de António Simões Lopes
António Simões Lopes é professor catedrático jubilado do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG, Universidade Técnica de Lisboa). Especializou-se nas áreas da Economia e do Desenvolvimento Regional e Urbano. Recebeu o grau de doutor honoris causa por várias universidades, entre as quais a Universidade de Coimbra. Foi o primeiro Bastonário da Ordem dos Economistas, cargo que exerceu durante cinco anos, entre 1999 e 2004, membro do Conselho Económico e Social, Conselheiro da Universidade de Évora, reitor da Universidade Técnica de Lisboa entre 1986 e 1999, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), presidente do Conselho de Avaliação das Universidades Públicas e membro do Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa. É membro de várias Sociedades Científicas.