Curso de Formação Avançada

I Curso de Psicotraumatologia do Centro de Trauma/CES 

2012-2014

Nos últimos anos, profissionais de diferentes áreas têm vindo a manifestar significativo interesse na área da Psicotraumatologia. De facto os desastres naturais, os acidentes rodoviários, as generalizadas situações de violência, estão presentes no dia-a-dia das sociedades atuais constituindo-se como acontecimentos potencialmente traumáticos e recolocando o conceito de Trauma no cerne da psicopatologia moderna.

Daí a necessidade de promover, num contexto de diálogo interdisciplinar, o conhecimento sobre prevenção e intervenção em Trauma Psicológico nas situações de crise, desastre ou catástrofe.

Neste sentido, o Centro de Trauma do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, enquanto membro da European Society for Traumatic Stress Studies (ESTSS), vai dar início, em Portugal, ao 1º Curso de Formação em Piscotraumatologia com acesso ao Certificado Europeu de Psicotraumatologia, validado pela ESTSS. 


Objetivos Gerais
- Dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos em trauma psicológico, nomeadamente o trauma pós-crise, desastre ou catástrofe.
- Fomentar, na área do trauma psicológico, terminologias e práticas de atuação comuns, com base na evidência científica.
- Implementar estratégias de prevenção, intervenção e tratamento em trauma e stress traumático, em consonância com critérios internacionalmente reconhecidos.
- Facilitar o acesso e a partilha de conhecimento com as redes internacionais de estudo e intervenção em psicotraumatologia.
Público-Alvo
- Profissionais das diferentes áreas da Saúde e Ciências Sociais;
- Elementos de equipas de emergência;
- Outros profissionais que atuem em situações potencialmente traumáticas (militares, socorristas, membros de forças de segurança, jornalistas, etc.).´


Critérios Mínimos de Seleção
Formação Superior de 1º Ciclo ou Equiparado.


Programação do Curso
O curso será constituído por módulos (workshops) periódicos, organizados em módulos obrigatórios e facultativos, com creditação cumulativa de 10  ou 20 pontos e sujeitos a avaliação obrigatória.


Critérios para Certificação
É condição necessária para obter o Certificado Europeu em Psicotraumatologia, ser membro da ESTSS.
Os/as associados/as do Centro de Trauma são, por inerência, membros da ESTSS.
No caso de o/a participante não ser ainda associado/a do Centro de Trauma terá de efetuar a sua adesão mediante preenchimento de um formulário online.
Para obter o Certificado Europeu em Psicotraumatologia será necessário frequentar os módulos obrigatórios, e um número de módulos facultativos que permita atingir 100 pontos de creditação. Cada módulo terá uma avaliação obrigatória através de um questionário de 10 perguntas de escolha múltipla.
Este questionário será disponibilizado, por solicitação direta à ESTSS (contacto Sarah Gape, email gapesa@cf.ac.uk ), a quem tiver frequentado o módulo e for membro desta Sociedade. A avaliação e o registo da creditação acumulada por cada candidato é também efetuada pela ESTSS. Aquando da requisição do primeiro questionário, a ESTSS requererá o pagamento de uma taxa associada de 40 euros, para gestão administrativa da certificação .


Vagas
Para se realizarem, os workshops deverão ter um número mínimo de 15 participantes. Existindo vagas nos vários módulos, poderão ser admitidos/as participantes não candidatos/as ao Certificado.


Inscrição
A inscrição é individual e feita por módulo mediante preenchimento de um formulário online disponível no website do CES.
Custos por workshop (associados no Centro de Trauma)
Workshops de 10 pontos: 40 €
Workshops de 20 pontos: 65 €
 

______________

PROGRAMA

Workshop inicial

(Módulo obrigatório, atribuição de 20 pontos para acesso ao Certificado Europeu em Psicotraumatologia da ESTSS)
Trauma: Diferentes olhares, o mesmo conceito?
24 de Novembro, 9h30 às 19h00
CES-Lisboa | Picoas Plaza
 

 2º Workshop
(Módulo obrigatório, atribuição de 10 pontos para acesso ao Certificado Europeu em Psicotraumatologia da ESTSS)
Cérebro, memória e trauma: neurobiologia do trauma
Formadores: Rui Mota Cardoso (Professor Catedrático, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Investigador Associado do CES), Margarida Figueiredo (Psiquiatra e Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) e Luísa Sales (Centro de Trauma/CES)
19 de janeiro de 2013, 14h00 às 18h00
CES-Lisboa | Picoas Plaza


3º Workshop
(Módulo obrigatório, atribuição de 10 pontos para acesso ao Certificado Europeu em Psicotraumatologia da ESTSS)
Trauma: intervenção precoce na crise
Formadores: José Adriano Fernandes, Psiquiatra, e Márcio Pereira, Psicólogo, Coordenador do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise do INEM serão os formadores deste módulo. Luísa Sales (Co-coordenadora do Centro de Trauma/CES) fará a síntese final da sessão
16 de março de 2013, 14h00-18h00
CES-Lisboa, Picoas Plaza


4º Workshop
(No âmbito do Curso de Formação em Psicotraumatologia este workshop é de frequência obrigatória)
TENTS-TP (The European Network for Traumatic Stress – Training & Practice)
Este workshop de formação de formadores, baseado nas políticas de intervenção do TENTS, será conduzido por Francisco Orengo Garcia, Professor da Faculdade de Medicina da Universidad Complutense de Madrid e Presidente da Sociedad Española de Psicotraumatología y Estrés Traumático.
25 de maio de 2013, 09h30-18h30
CES-Lisboa | Picoas Plaza

5º Workshop
(No âmbito do Curso de Formação em Psicotraumatologia este workshop atribui 20 pontos para acesso ao Certificado Europeu em Psicotraumatologia da ESTSS)
Terapêuticas no trauma: das intervenções gerais às abordagens específicas (Parte 1)
Formadores: Adriano Vaz Serra, Professor Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra/Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental; Luíz Gamito, Hospital Júlio de Matos; Ana Cristina Santos, Presidente da Associação EMDR Portugal; Luísa Sales, Cocoordenadora do Centro de Trauma/CES
6 de julho 2013, 09h30-18h30
Auditório do CIUL - Lisboa | Picoas Plaza

6º Workshop
(No âmbito do Curso de Formação em Psicotraumatologia este workshop atribui 10 pontos para acesso ao Certificado Europeu em Psicotraumatologia da ESTSS)
Terapêuticas no trauma: das intervenções gerais às abordagens específicas (Parte 2)

Formadores: Ângela Maia - Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia Aplicada da Escola de Psicologia da Universidade do Minho; Fontes Ribeiro - Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Lúcia Monteiro - Diretora da Unidade de Psiquiatria do Departamento de Cuidados de Suporte e Oncologia Psicossocial do Instituto Português de Oncologia de Lisboa; Irmã Maria José Rebelo - Psicóloga no Serviço Jesuíta aos Refugiados de Lisboa; e Andrade e Silva, Psicólogo e ex-director do Centro de Psicologia Aplicada do Exército
19 de outubro de 2013, 14h00-19h00
CES-Lisboa | Picoas Plaza

7º Workshop
(No âmbito do Curso de Formação em Psicotraumatologia este workshop atribui 10 pontos para acesso ao Certificado Europeu em Psicotraumatologia da ESTSS)
Aspetos Forenses do Trauma
Fernando de Almeida - Psiquiatra forense. Presidente do Conselho Científico do ISMAI, docente convidado do ICBAS. Presidente da Assembleia-Geral da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça; João Pedroso - Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Doutor em Sociologia do Estado, do Direito e da Administração e investigador do CES; Luísa Sales - Psiquiatra e Coordenadora do Centro de Trauma/CES
15 de março de 2014, 14h00-18h00
CES Lisboa | Picoas Plaza