I Encontro Internacional

Economia solidária: finanças e incubação social solidária

23 a 25 de setembro de 2013

Auditório Agostinho da Silva, Universidade Lusófona (Lisboa)

A primeira apresentação pública do Portal da Inovação Social – projeto CES financiado pelo POAT/FSE – será efetuada na sessão das 9h00 do dia 24 setembro (selecionar Cartaz no menu lateral para consultar programa)

O Portal da Inovação Social (PIS) tem como objetivos centrais:

1) Criar um espaço de comunicação e aprendizagem onde se possam partilhar recursos e soluções inovadoras de intervenção social;
2) Facilitar o trabalho em rede com pessoas e organizações que partilhem interesses afins no domínio da inovação social.

O PIS pretende ser mais do que um recurso informático na internet. Procura, mais especificamente: (a) estimular, dar visibilidade e disseminar a inovação social em Portugal; (b) mobilizar atores e líderes sociais para o trabalho colaborativo e em parceria entre organizações; (c) facilitar a inovação e a mudança na intervenção social; (d) apoiar os gestores do Fundo Social Europeu e outros decisores a introduzir a inovação social como eixo central e dinamizador dos programas que gerem e ações de financiamento.

Este projeto pretende capitalizar e beneficiar da experiência acumulada em programas de intervenção social anteriores, nomeadamente o Programa EQUAL e, por outro lado, capitalizar os resultados do encontro entre aquelas práticas e projetos em curso, nomeadamente nos domínios da inovação e da economia sociais e nos curricula e práticas formativas.

O PIS envolverá, precisamente, numa das suas vertentes, a disseminação de algumas das experiências de inovação social mais bem-sucedidas acompanhadas por observatórios e apoiadas por incubadoras ou espaços social spin.

O envolvimento de atores sociais, incluindo designadamente, investigadores sociais, organizações da economia social e responsáveis pela inovação curricular e práticas de aprendizagem colaborativa, será determinante e prioritário nas ações do PIS.


PARA ACEDER A TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O I ENCONTRO INTERNACIONAL CLICAR AQUI