Seminário | IX Ciclo Anual Jovens Cientistas Sociais

Do trauma à recuperação: os gestores de recursos humanos e o processo revolucionário

José Nuno Matos (Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa)

23 de abril de 2014, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Comentadores: Filipe Almeida e Alfredo Campos

Resumo

O objetivo da apresentação é analisar a contestação e a resposta dos gestores de recursos humanos à crítica dos modelos de organização do trabalho preconizada pelo movimento operário ao longo de 1974 e 1975. Com base quer na documentação produzida por sindicatos e comissões de trabalhadores, quer do boletim Pessoal, editado pela Associação Portuguesa de Gestores, procuraremos demonstrar a relevância deste conflito na emergência de um novo discurso em torno do trabalhador e da empresa.

Nota biográfica

José Nuno Matos é mestre em Ciência Política (ISCSP-UTL) e doutor em Sociologia (ICS-UL). A sua investigação desenvolve-se em torno de temas como o sindicalismo, os movimentos sociais e a precariedade. Co-organizou recentemente, com Nuno Domingos, Novos Proletários (Edições 70/Le monde diplomatique, 2012).