Oficina

Instrumentos Digitais para fins Académicos

24 e 25 de junho de 2014

CES-Lisboa | CES-Coimbra

Resumo

A importância de ser digital – isto é, de estabelecer uma identidade digital e de participar na disseminação da investigação e em discussões científicas abertas online – tornou-se hoje uma espécie de mantra para académicos de todas as disciplinas e em qualquer fase da sua carreira. Mas se tradicionalmente a visibilidade dos académicos era o resultado da produção académica – livros, capítulos de livros e artigos de revistas com revisão de pares – esta situação está a transformar-se rapidamente com o aumento das oportunidades de comunicação e disseminação que os meios digitais oferecem e que estão a mudar a disseminação, acessibilidade e reconhecimento do trabalho académico.

Através da Oficina Instrumentos Digitais para fins Académicos oferecemos a investigadores em início de carreira e professores universitários a oportunidade de aprender a usar os meios digitais de um modo mais efetivo para produzir e disseminar a investigação. A oficina tem por objetivo ajudar os participantes a identificar um repertório online adequado às suas necessidades e objetivos específicos e permitir aos investigadores das diferentes áreas científicas integrar social media digitais nas suas actividades de investigação e estratégias de desenvolvimento profissional.


Martin Weller será o formador responsável pelas duas sessões do mesmo workshop: no dia 24 de junho, haverá uma sessão em Lisboa e no dia 25 de junho, haverá outra sessão em Coimbra. 

A formação será em inglês e terá a duração de um dia completo.

A participação é gratuita, mas haverá um número limitado de participantes (máximo de 15) em cada sessão. Os investigadores interessados deverão preencher o formulário de candidatura aqui.

As candidaturas poderão ser enviadas até ao dia 15 de junho de 2014.

A confirmação de participação será enviada até dia 18 de junho de 2014.

Este workshop é organizado no contexto do projecto “A Importância de Ser Digital: explorar as práticas académicas digitais e os métodos digitais” (financiado pela FCT), do Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES).

Informações/contactos
Andrea Gaspar: andrea@ces.uc.pt
Tel.: +351 239 855 570