XIII Jovens Cientistas Sociais

Metodologias Fora da Caixa: do Cânone à Experiência

11 de outubro de 2018, 10h00

Sala 1, CES | Alta

Apresentação

Desde 2005, o CES organiza um Ciclo Anual de Conferências para conhecer, refletir e discutir trabalhos de investigação produzidos dentro e fora de Portugal por jovens cientistas sociais. Na origem deste ciclo esteve a vontade de promover o diálogo interdisciplinar a partir de trabalhos produzidos noutras instituições. Para tal, temos contado com o contributo de alguns dos mais promissores jovens cientistas sociais, a que se têm juntado atores munidos de diferentes saberes. Assim, os encontros vêm sendo feitos com pessoas de várias áreas e instituições académicas e de diferentes organizações da sociedade civil.

A XIII Edição dos Jovens Cientistas Sociais adotou o tema das metodologias sob o título de Metodologias Fora da Caixa: do Cânone à Experiência, estruturando-se em duas sessões.


Metodologias Fora da Caixa: do Cânone à Experiência

A reflexão sobre os limites da ciência moderna, a crítica à teoria eurocêntrica e o desafio da construção de conhecimento comprometido com a transformação social envolvem o questionar dos manuais que apresentam as metodologias como receitas inflexíveis universalmente aplicáveis. As metodologias devem estar sintonizadas com a reflexão epistemológica e ética. A interdisciplinariedade; a ecologia de saberes, que mobiliza a ciência na sua diversidade, os saberes nascidos nas lutas sociais e a arte; e a desconstrução dos sujeitos como objetos de investigação e sua participação enquanto sujeitos ativos na construção de conhecimento lançam questões metodológicas, cujas respostas não podem ser traduzidas em fórmulas prontas a usar em qualquer lugar.

Na edição “Jovens cientistas sociais 2018” refletiremos sobre metodologias fora da caixa a partir de experiências reais, dilemas, dificuldades e possibilidades não antecipadas que emergem no decorrer do trabalho de pesquisa. Pretendemos discutir desafios do trabalho de campo, que levaram os/as investigadores/as para os lá dos livros de metodologia tradicionais. A proposta é partilhar e discutir a experiência vivida da investigação, as decisões tomadas, os imprevistos resolvidos, os dilemas éticos, as questões que envolvem a investigação comprometida com a transformação social.

Não se procura recriar receitas, mas promover a auto-reflexividade e a partilha, de modo a proporcionar aprendizagens mútuas a partir de opções, contextos e práticas diferentes
 

Coordenação: Beatrice Gusmano, Carlos Nolasco, Sara Araújo 

[Atividade a decorrer no âmbito da semana de acolhimento dos Programas de Doutoramento CES-UC]