Seminário

Monsieur: vous êtes mon égal! - O desafio da pobreza mundial

Paulo Barcelos (Departamento de Estudos Políticos - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)

20 de junho de 2012, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

A comunicação desenvolverá questões concernentes ao que, no seio da teoria moral e política contemporânea, se convencionou chamar de “justiça global”. Nesse âmbito, procurarei definir e avaliar diferentes modelos de entendimento das obrigações de assistência económica entre os povos afluentes e os indivíduos sujeitos a situações de pobreza extrema. Partirei, para tal, da consideração dos mecanismos de assistência internacional presentemente postos em prática (como instrumentos de concretização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio da ONU), avaliando-os à luz, nomeadamente, de injunções de justiça e de caridade. Esta inquirição poderá ser um ponto de partida para se refletir sobre a possibilidade e validade de um conjunto de princípios cosmopolitas no que toca à distribuição global de recursos.


Nota biográfica

Doutorando em Teoria Política na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e conferencista convidado na mesma Universidade. Investigador do Instituto de Filosofia da Linguagem, onde trabalha sobre questões ligadas à filosofia moral política. Publicou textos sobre Benjamin, Levinas, Rawls, Donna Haraway e Thomas Pogge.


Comentadores: José Manuel Pureza (CES) e Mathias Thaler (CES)

Área Científica: Filosofia