Curso de Formação Avançada

A Educação para as Relações Étnico-raciais, a pedagogia das africanidades e a Pedagogia Griô

17 de julho de 2015, 10h00

CES-Lisboa (Picoas Plaza | Rua do Viriato, 13, Lj. 117-118)

Apresentação

Este curso de formação avançada e destinado a professores, investigadores, estudantes do ensino superior, em particular, de doutoramentos, e tem como, foco a abordagem de três conceitos emergentes no campo da educação: a educação para as relações étnico-raciais; a pedagogia das africanidades; e, as práticas pedagógicas griôs. A educação para as relações étnico-raciais constitui-se numa referência para a prática pedagógica dos professores, que, aponta para a necessidade de um novo campo epistemológico e paradigmático. Uma educação antirracista fundada nas relações étnico-raciais positivas deve estar amparadas em marcos teórico-epistemológicos que Boaventura Souza Santos chama de Epistemologias do Sul, dentre os quais o afrocentrismo, na pluralidade pedagógica, no reconhecimento da diversidade cultural e identitária dos alunos, em práticas pedagógicas emancipatórias e emancipadoras, numa Pedagogia das Africanidades, Afrocentrada. A perspectiva das africanidades na educação está presente em Munanga (1986; 2006), Gonçalves (2008), Gonçalves e Silva (2002), dentre outros. Avançar na perspectiva de uma pedagogia das africanidades como possibilidade de tratamento teórico-pedagógica das questões pertinentes à educação de modo geral, e da educação paras as relações raciais e étnicas, de modo particular, é tarefa dos pesquisadores comprometidos com a luta antirracistae com uma educação para a emancipação. Uma prática pedagógica griô é uma referência para a ação dos professores e profissionais da educação amparada nos princípios de respeito, valorização e promoção das diversas identidades e culturas por meio da ampliação e valorização das tradições orais e das histórias de vida dos alunos e professores como instrumentos efetivos de significação e ressignificação dos currículos escolares; em síntese, uma prática pedagógica fundada numa pedagogia das africanidades.


Conteúdo Programático

1. O Estudo da História e Cultura da África e na perspectiva da diáspora: tendências atuais
1.1. História da África sem Diáspora e a História da África com Diáspora

1.2. O Estudo da África com Diáspora: significados e intenções; temas e problemas; perspectivas e possibilidades.

2. A Educação para as relações étnico-raciais, a pedagogia das africanidades e as praticas pedagógicas griôs
2.2 Educação e emancipação.
2.2. O estudo da História da África na perspectiva da diáspora: a realidade brasileira.
a) A Lei Federal 10.639/2003;
b) O Parecer CNP/CP n. 03/2004;
b) A Resolução CNP/CP n. 01/2004

3. A Educação para as relações étnico-raciais e as perspectivas teórico-epistêmicas para uma educação antirracista
3.1 Educação para as relações étnico-raciais: significado e intenções
3.2. A escola plural
3.3. A perspectiva da pedagogia das africanidades;
3.4. As práticas pedagógicas griô


Formador
Benjamin Xavier de Paula (CES/UC; FACED/UFU: READI)


Carga horária
 5 Horas


Inscrição
Público Geral – 10 Euros;
Estudantes e Comunidade CES – 5 Euros
Desempregados e ativistas do movimento social antirracista - Gratuito


Referências
Paula, Benjamin Xavier de (2015), "A Educação para as Relações Etnico-raciais, a pedagogia das africanidades e a Pedagogia Griô", Diversitas - Revista do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP, 1, 3, 180-215.


Atividade realizada no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe)