Curso de Formação

Formação PORData | Base de Dados: Portugal Contemporâneo

28 de fevereiro de 2019, 10h00-13h00

Sala 1, CES | Alta

Apresentação

A PORData, Base de Dados de Portugal Contemporâneo, é organizada e desenvolvida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos criada em 2009 pelos seus fundadores, por Alexandre Soares dos Santos e sua família, descendentes de Francisco Manuel dos Santos, a cuja memória decidiram consagrar a fundação.

A PORDATA dá corpo a uma das prioridades da Fundação: recolha, organização, sistematização e divulgação da informação sobre múltiplas áreas da sociedade, para Portugal, municípios e países europeus. As estatísticas divulgadas são provenientes de fontes oficiais e certificadas, com competências de produção de informação nas áreas respetivas. O esforço da Fundação consiste em recolher e organizar a informação disponível, tornando-a o mais possível clara e acessível. Acresce um trabalho importante na informação contextualizadora, a chamada “metainformação”, como parte indissociável dos dados, permitindo a sua adequada interpretação. A Fundação entende que assim presta um serviço público à sociedade portuguesa, a título gratuito e sem qualquer custo para o utilizador.

Na sequência do lançamento da PORDATA, e de acordo com os seus princípios e missão, a Fundação Francisco Manuel dos Santos decidiu acompanhar este projeto com ações de formação sobre utilização deste portal, contando já com vários milhares de pessoas formadas. Muitas instituições usufruíram desta iniciativa, nomeadamente escolas, universidades, empresas, autarquias, associações, etc.

A direção deste ambicioso projeto foi confiada pelos órgãos sociais da Fundação a Maria João Valente Rosa com uma equipa de colaboradores diretos (Ana Luísa Barbosa, Rita Rosado, Inês Vidigal, Mónica Santos).

Inscrição gratuita, mas obrigatória.

Organização: CES/Biblioteca NorteSul e Fundação Francisco Manuel dos Santos