Curso de Formação a Distância

Eleições: membros de mesa e delegados

em data a anunciar

[ADIADO PARA DATA A ANUNCIAR]


Apresentação
Esta sessão aborda o papel dos membros de mesa e delegados no processo eleitoral, principais funções e relação com outros intervenientes (eleitores, candidatos, entidades públicas, entre outros). Trata as questões mais frequentes (voto acompanhado, propaganda, entre outros), numa perspetiva teórico-prática, visando particularmente o dia da eleição.

Público-Alvo
Membros de mesa, delegados, todos aqueles que pretendam vir a desempenhar estas funções, e integrantes de candidaturas. Relevante também para quem contacta com eleições, nas suas diversas vertentes, particularmente a nível local: freguesias, funcionários, eleitos locais, membros de partidos ou candidaturas, grupos de cidadãos eleitores, bem como jornalistas da imprensa local, entre outros. De interesse também para estudantes, investigadores, e interessados na área da democracia em geral.

Oradora
Carla Luís é coordenadora do VOTEdhr - Eleições, Democracia e Direitos Humanos. Membro da Comissão Nacional de Eleições desde 2009. Co-autora de diversas leis eleitorais anotadas, entre outras. Lecciona na área da Observação Eleitoral, Justiça Eleitoral, entre outras. Formadora certificada BRIDGE. Investigadora do CES – Centro de Estudos Sociais, em pós-doutoramento. Tem realizado trabalho na área das Eleições e Democracia, com instituições internacionais e nacionais. Doutorada pela Universidade de Coimbra, com uma tese sobre a ONU e impacto dos sistemas eleitorais. Foi investigadora no The Electoral Integrity Project (Univs. Sydney/Harvard) e trabalhou com o PNUD como assessora jurídica eleitoral, entre outros. Mestre em Direitos Humanos e Democratização (EIUC) e licenciada em Direito pela FDUNL.


Formação a distância

Sessão em direto, usando a plataforma Zoom.
Data e horário: 20 de outubro, 3.ª feira, 18h00-20h00 (hora dos Açores).


Formação Certificada: Laboratório Associado - DL n.º 396/2007, de 31/12, DL n.º 63/2019, de 16 de Maio e Estatutos do CES. Certificado emitido após a conclusão do curso.

Número total de horas: 2
Certificado de frequência: sim.
Inscrição: €15
Estudantes e antigos alunos VoteDHr: €10

Vagas: limitadas, a preencher após inscrição completa.