Curso de Verão

Universidade de Verão 2011: 'Sociedades em Transição. Construindo Comunidades Inclusivas a Partir do Local'

6 a 9 de setembro de 2011

Biblioteca Municipal de Tavira

As sociedades humanas evoluem, transformam-se, estão em permanente processo de mudança.

Vivemos hoje um momento de charneira, de transição entre o que pensávamos ser definitivo e um futuro de contornos ainda imprecisos e assustadores.

No entanto, por todo o lado surgem pessoas e grupos (formais ou informais) interessados em reflectir e em construir, de forma participada, cenários possíveis e promissores para este novo século, que embora recente, já se revelou complexo e atribulado, em ruptura com os paradigmas dominantes nos mais variados campos: energia, governação, mobilidade, direitos fundamentais, comunicação.

A Universidade de Verão 2011 propõe quatro temas fulcrais para quem acha que o futuro tem de ser construído em comum: Politica, Sustentabilidade, Cidadania e Inclusão.

Perante os crescentes sinais de revolta, importa reflectir sobre a nossa situação e escutar quem procura desenhar novos caminhos.

Daí a perspectiva adoptada: partir de experiências concretas e discutir como transformar potenciais problemas em soluções equilibradas.

As pessoas que convidámos, como oradoras ou moderadoras, representam a riqueza e a diversidade de pontos de vista necessárias ao processo de construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável.

Organização: In Loco/CES/UCLG