Curso de Formação Avançada

História Oral: Métodos, Práticas e Problemas

28 e 29 de novembro de 2013, 10h00

Sala 1, CES-Coimbra

Enquadramento
Esta iniciativa visa promover e incentivar o debate nos domínios teórico e metodológico da História Oral. Este terreno disciplinar é entendido aqui de forma muito ampla, como um campo que cruzou e cruza diferentes práticas e perspetivas epistemológicas.  Tomando como objeto o estudo testemunhal do passado individual e coletivo, a História Oral enquadra-se na área das disciplinas históricas, não obstante o seu reconhecimento enfrentar ainda, neste particular, algumas resistências. Interessada nas dinâmicas relativas à memória e às representações, a História Oral revela-se entretanto uma prática interdisciplinar que atravessa e dialoga com a Sociologia, a Antropologia, os Estudos Literários ou a Psicologia. Campo ainda emergente em Portugal, a História Oral tem sido alvo de atenção por sectores localizados da Academia e não só, mas permanece uma área cuja potencialidade se encontra em boa medida por explorar.


Formadores
Neste curso de formação avançada  teremos convidados/as com trabalho no âmbito da História Oral ou em áreas de fronteira.


Estrutura do curso
Tendo um alcance eminentemente formativo, o curso será constituído por blocos de análise de temas e/ou textos de referência, bem como por duas mesas-redondas.


Público-alvo
Composto por alunos/as dos cursos de doutoramento do CES, investigadores/as do CES, investigadores/as de outras instituições, pós-doutorandos/as e alunos/as de licenciaturas e mestrados da UC e de outros pólos universitários.


Inscrições gratuitas, mas obrigatórias, limitadas aos lugares disponíveis


Nota: Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos Para a Paz (NHUMEP), em parceria com o Centro de Documentação 25 de Abril

Coordenação: Miguel Cardina e Rui Bebiano