Curso de Formação CES-CENJOR

A crise do euro e Portugal

16, 17 e 27 de maio de 2013

CENJOR/CIUL | Lisboa

Enquadramento

A moeda única europeia foi apresentada aos portugueses como o veículo da integração de Portugal no “pelotão da frente” da Europa. Passados vinte anos, o que resta desse projeto? O que correu bem e o que correu mal? Por que será que a moeda única parece afundar-se? E o que irá acontecer a breve trecho?

Temas quentes que serão abordados num curso de três manhãs unicamente para jornalistas, dado por economistas conceituados e com espaço para troca de impressões entre os presentes.


Programa (10,5 horas)

16 de Maio (9h30/13h00): A crise do euro: de Maastricht a Nicósia
Maastricht 1992 assinala na história o iniciou do processo de construção da moeda única. Nicósia 2013 pode ser o marco que assinala o seu fim. O que explica o “desígnio europeu” de uma moeda única? O que explica a crise do euro e o possível fracasso da União Económica e Monetária? A moeda única ainda pode ser salva? Deve ser salva?
Formadores: José Reis e Nuno Teles
Local: CENJOR

17 de maio (9h30/13h00): Portugal no Euro: como a moeda única mudou a economia portuguesa
A década de 2000 foi para Portugal uma década de estagnação, de endividamento e finalmente de crise e recessão. Até que ponto a integração de Portugal da zona euro explica a estagnação e o endividamento? Até que ponto essa mesma integração agravou as condições de resposta à crise iniciada em 2007?
Formadores: Ana Costa e João Rodrigues
Local: CENJOR

27 de maio (9h30/13h00): E agora? Como ficar ou como sair do euro?
O debate sobre a permanência ou a saída de Portugal do euro é inadiável. Quais as consequências previsíveis da permanência? Quais as consequências previsíveis de uma saída? Até que ponto as condições da permanência ou da saída importam?
Formadores: Francisco Louçã e José Caldas
Local: CIUL


Destinatários | Jornalistas e estudantes de Jornalismo

Inscrições | As inscrições são gratuitas, decorrem até 13 de maio e devem ser formalizadas junto do CENJOR, através da ficha disponível em CANDIDATURAS.

Avaliação e qualificação | No final do seminário será atribuído um certificado de formação profissional aos formandos que tenham participado em todas as sessões.

Organização e parcerias | CES/ Observatório sobre Crises e Alternativas, CENJOR e Sindicato dos Jornalistas